sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É muito divertido ler e escrever. Eis algumas das frases que já somos capazes de ler e de escrever!

O Paulo vai à loja.
O Tito viu o veado na loja.
O pai leva o jipe à vila.
A jibóia vive na mata.
O bebé e a mãe vão ao jogo.
O macaco vive na loja.
O João e o pai vão no balão.
A loja é do Tito.

Francisco – 1º Ano



O João leva uma banana no saco.
A mana do Beto vai à janela.
O João é bonito.
A jóia da menina é muito bonita.
O pai bebeu leite à janela.
A Joana é muito bonita.
A Juliana vai à janela e vê o João.
O Júlio vai à loja e vê o cão.
A Júlia e o Júlio vão à vila.
O tijolo caiu na rua.


Patrícia Isabel – 1º Ano



O jipe do pai é novo.
O Rui vai à janela e vê a Ana.
O João viu a Ana na rua.
O João vai ao Judo.
A mãe leva a Maria ao Judo.
O jipe do João é novo.
O João vai ao jogo.
O menino viu a jóia.
A jóia do Rui é nova.
O javali viu o jipe.
O javali vive na mata.
O Beto viu o jipe novo.

Maria Neto – 1º Ano


A mãe vai à janela.
O javali vive na mata.
O pai viu o javali na mata.
O pai lava o jipe na rua.
O pai viu o jipe na rua.
A mãe bebeu o leite à janela.

Rodrigo – 1º Ano

A mãe vai à loja.
O pai vai à vila de jipe.
A Judite vai à janela.
A Joana vai ao Judo.
O João joga à bola.
A jóia da menina é bonita.
O pai vai à janela e vê a Joana.
O jogo é novo.
O pai leva o jipe à mata.
O pai deu um beijo ao pai.
O Beto viu um jipe novo.
O javali vive na mata.

Marisa - 1º Ano


A Judite vai à loja.
O Rui vai à janela.
O pai vai à vila de jipe.
O pai lavou o jipe.
O João joga à bola.
O jipe do pai é novo.
A jóia da mãe é bonita.
O avô vai à janela e vê o neto João.
O Beto viu o jipe novo.
O javali vive na mata.

Ana Maria – 1º Ano

A mãe vai à janela.
O pai vai à vila de jipe.
O jipe do avô é novo.
O pai lavou o jipe da mãe.
O João viu o cão na vila.
A jibóia vive na mata.
A mana vai ao judo.

Leandro – 1º Ano

O João vai à vila.
A jóia da mãe é bonita.
O Rui vai à janela.
O Paulo vai ao jogo e vê a Ana.
O menino vai ao judo.
A mãe leva a Joana ao Judo.
O jipe do João é novo.
A jibóia vive na mata.
A Ana viu uma jóia na loja.
O Júlio vai à loja.

Francisca – 1º Ano

A Joana é uma menina.
O João vai à janela.
O Júlio viu o cão.
Eu vi o javali na mata.
O jipe do pai é novo.
O avô vai no jipe.
A Ana viu a jóia na loja.

Sandra – 1º Ano

O Rui vai à janela e vê a Ana.
O javali vive na mata.
O pai vai no jipe à mata.
O jipe do pai é novo.
O João viu a Ana na rua.
O Beto viu o jipe novo.
A jóia do Rui é nova.
O João vai ao jogo.
O menino viu a jóia na loja.
O pai pagou o jipe.

Henrique – 1º Ano


O Rui vai ao Judo.
A mãe mete uma botija no pé.
O pai deu uma nota ao João.
O Jaime é muito bonito.
Eu vi o javali na rua.
O jipe do pai é bonito.
A Ana leva a jóia à rua.

Josefina – 1º Ano

O pai levou o menino ao jogo.
A jóia é muito bonita.
O Rui viu o pai pela janela.
O javali vive na mata.
O Pedro vai ao Judo.
O Paulo vai ao jogo e leva uma bola.

Pedro Gabriel – 1º Ano

A Liliana vai à loja.
O jipe é do tito do Paulo.
O Paulo vai ao jogo.
O pai do Paulo é muito janota.
O rato vive na loja.
O Rui viu a menina da janela.
A Raquel é judoca.

Raquel – 1º Ano

O Rui vai à janela.
O Rui vai no jipe.
O João vai à janela.
O tio vai à vila e vê o Júlio.
A Júlia vai ao jogo.

Elsa – 1º Ano

O Júlio caiu no jogo.
O João vai à janela.
O pai vai à janela.
O jipe do pai é bonito.
O tio leva o pai ao judo.

Ana Silva – 1º Ano

O João vê a Ana na rua.
O Nuno viu o javali na mata.
A janela é do João.
O pai pagou o jipe.
A jóia é da menina.
A jóia é muito bonita.
A jibóia vive na jaula.
O pai leva o leão numa jaula.

Nuno Miguel – 1º Ano

O javali vive na mata.
O jipe é do pai do Rui.
O pai leva o jipe à vila.
O jipe novo é do pai.
O Beto viu o jipe na rua.

Sandro Ricardo – 1º Ano

A letra “J”

Na segunda-feira dia 16 de Fevereiro aprendemos uma letrinha nova, aprendemos a letra “J”.
Após aprendermos e treinarmos, como se escreve manuscrita esta letra, tentámos descobrir algumas palavras com esta letra.
Em grande grupo nós descobrimos como se escrevem as seguintes palavras: “Joana, João, Júlia, Júlio, Jaime, Juliana, Judite, judo, judoca, janela, jibóia, tijolo, javali, jaula, loja, jogo e jóia”.
Depois de registarmos estas palavras no nosso caderno diário, fizemos a separação das sílabas e de seguida construímos algumas frases.
É mesmo divertido aprender a ler e a escrever!

14 de Fevereiro – Dia da Amizade

14 de Fevereiro – Dia da Amizade


Na sexta-feira dia 13 de Fevereiro nós assinalámos o Dia da Amizade na nossa escola.
A Nossa Professora de Inglês preparou um cartão para nós escrevermos uma mensagem em Inglês e oferecermos aos nossos amigos.
Depois de terminarmos o cartão colocámos numa caixa e na segunda-feira a nossa professora fez a entrega dos mesmos.
A nossa professora titular fez-nos uma surpresa e escreveu-nos um cartão a desejar-nos um Feliz Dia da Amizade.
Nós gostámos muito desta actividade.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Desenhos da visita de estudo


Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundoa

Visita à ETAR de Santa Cruz

No dia 27 de Janeiro pelas 14 horas nos realizámos uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Santa Cruz, que fica localizada junto à Praia das Palmeiras.
Esta Estação entrou em funcionamento no ano de 2000, serve cerca de 14 000 habitantes e favorece as populações das Freguesias de Santa Cruz e do Santo da Serra.
O tratamento realizado às águas residuais que entram na ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais de Santa Cruz consiste essencialmente por uma Gradagem Fina Mecânica, que remove os sólidos grosseiros, seguida de uma Desarenação e Remoção de Gorduras e Sobrenadantes e por último uma Tamisação, para retirar os sólidos com granulometria reduzida.
A ETAR possui ainda um Sistema de Remoção de Cheiros, constituído por uma torre de carvão activado.
Após o tratamento das águas residuais estas são devolvidas ao mar através de um emissário submarino com 800 metros de comprimento.
Esta visita de estudo foi muito enriquecedora uma vez que permitiu-nos visualizar todo o processo de tratamento de águas residuais.

Visita de Estudo à Estação de Transferência de Resíduos Sólidos e Urbanos da Fundoa – Funchal

No dia 27 de Janeiro nós, alunos do 1º Ano de Escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, realizámos uma visita de estudo à Estação de Transferência de Resíduos Sólidos e Urbanos da Fundoa – Funchal.
Antes de iniciarmos a visita à Estação de Transferência de Resíduos, o Senhor Pedro da Câmara Municipal do Funchal levou-nos até uma sala onde pudemos visualizar algumas imagens de resíduos produzidos diariamente por todos nós.
Enquanto eram projectadas as imagens de resíduos nós dialogávamos sobre o encaminhamento ecológico a dar aos mesmos.
No final da Acção participámos num jogo no qual teríamos de depositar correctamente nos vários contentores do Ecoponto, alguns resíduos.
Depois realizámos uma visita às várias secções da Estação de Transferência, começámos pela secção do enfardamento do papel e cartão depois passámos por uma zona onde os restos de troncos, ramos e relva são transformados em fertilizante para os jardins.
De seguida passámos pela zona de recolha de ferro velho e electrodomésticos e depois fomos até à zona de recepção de plástico.
No percurso de saída passámos pela zona onde os carros e os camiões são pesados pois só assim a Estação pode saber a quantidade de resíduos recolhida.
Antes de terminarmos a visita fomos até à zona onde é feita a recepção do vidro. Nesta zona pudemos ver que as pessoas ainda têm comportamentos que precisam ser alterados/melhorados pois aquando da colocação do vidro no Vidrão colocam os sacos de plástico que utilizaram para o transporte.
Nós gostámos muito de realizar esta Visita de Estudo à Estação de Transferência de Resíduos Sólidos e Urbanos da Fundoa – Funchal.

Crescer e aprender com alegria

Este ano lectivo iniciámos o 1º Ano de Escolaridade. Primeiro aprendemos as vogais depois os ditongos e começámos a aprender as consoantes e de letra em letra aprendemos palavras e depois as frases.
Nós estamos muito felizes porque já somos capazes de ler e de escrever.