terça-feira, 31 de março de 2009

O Programa Eco – Escolas na nossa escola


A nossa escola aderiu ao Programa Eco – Escolas no ano Lectivo 2001/2002, a convite do então Vereador do Ambiente e Salubridade da Câmara Municipal de Santa Cruz, Vereador Guilherme Teixeira.
Este convite foi igualmente feito a outras 4 escolas do Concelho, na tentativa de levar este projecto a todas as freguesias do Concelho de Santa Cruz.
No Ano lectivo 2001/2002, a nossa escola foi galardoada com a Bandeira Verde, como reconhecimento pelo trabalho feito na defesa e conservação do Meio Ambiente.
Nos anos lectivos 2002/2003, 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008 continuámos inscritos neste projecto, dinamizando várias actividades de índole ambiental, destinados preferencialmente aos nossos alunos, Encarregados de Educação e Comunidade Local.
Participámos igualmente nas várias iniciativas promovidas pelo Programa Nacional Eco – Escolas, ao longo dos últimos 7 anos, recebendo no ano Lectivo 2005/2006 uma Menção Honrosa no Concurso Nacional: “ BD em Linha”.
Participámos ainda em vários Concursos Regionais Nacionais e Internacionais, todos eles directamente relacionados com a Natureza, com o Meio Ambiente e com a sua conservação e preservação, tendo ganho em alguns deles 1º, 2º e 3º prémios.
No presente ano lectivo continuamos a trabalhar e apostar fortemente neste projecto, contando com a colaboração da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, com o Parque Natural da Madeira, com a Direcção Regional de Florestas, com a Câmara Municipal de Santa Cruz, com a Junta de Freguesia de Gaula e com toda a Comunidade Escolar, Alunos, Professores, Encarregados de Educação e Auxiliares de Acção Educativa.
A todos os que colaboram e que nos ajudam diariamente a defender o Nosso Meio e a torná-lo mais aprazível para vivermos, o nosso sincero obrigado!




A Coordenadora do Programa Eco – Escolas
Professora Ana Freitas



domingo, 29 de março de 2009

Concurso de Desenho sobre a Árvore promovido pela nossa escola

A nossa colega Adriana Marisa venceu o concurso de desenho sobre a Árvore, promovido pela nossa escola, no ambito das comemorações da Semana da Árvore.
Participaram neste concurso alunos de todas as turmas da nossa escola.
Os alunos vencedores receberam um Certificado e material escolar.
Parabéns à nossa colega Adriana Marisa.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Visita do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz à nossa escola no âmbito do Encerramento das Comemorações da Semana da Árvore



Na sexta – feira 20 de Março, veio à nossa escola o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz acompanhado dos Vereadores do Pelouro do Ambiente e Educação, do Vereador das Obras Públicas e do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, participar na Cerimónia da Plantação de uma Amoreira no Jardim da nossa escola.
Após a plantação da árvore, os convidados, alunos, professores e auxiliares reuniram-se na cantina da escola para assistirem a uma pequena Cerimónia de Encerramento das Comemorações da Semana da Árvore na nossa escola.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz tomou a palavra para alertar para a importância das árvores e da sua preservação.
O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula aproveitou para agradecer o convite feito pela escola para estar presente na actividade, aproveitando a oportunidade para convidar todos os presentes a participarem na Cerimónia de plantação de duas amoreiras, uma no Parque do Centro Cívico de Gaula e outra na entrada para a estrada da Fazenda – Gaula, mais concretamente no Sítio das Beatas. Referiu que esta actividade está inserida no âmbito das comemorações “Gaula 500 anos”.
O Senhor Presidente da Junta referiu a importância da plantação desta espécie exótica, outrora abundante na nossa freguesia e que actualmente encontra-se em extinção.
Seguiu-se uma pequena palestra da Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas sobre a Importância do Dia Mundial da Floresta e sobre a espécie escolhida pela Direcção Regional de Florestas, este ano, para assinalar o Dia Mundial da Floresta.
A Dra. Paula falou-nos um pouco sobre a Uveira da Serra – espécie endémica da Madeira, que vive na Laurissilva, que dá umas bagas (espécie de uvas) comestíveis e que são usadas para a confecção de compotas. Falou-nos ainda sobre as propriedades medicinais dos frutos deste arbusto.
A Dra. Paula falou-nos ainda sobre a identificação de algumas árvores, características das mesmas e sua localização em habitat natural, que a Direcção Regional de Florestas disponibilizou à escola para serem oferecidas a todos os alunos.
Seguiu-se a entrega de Certificados aos alunos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia promovidos pela escola para assinalar o Dia Mundial da Floresta.
Após a entrega de Certificados procedeu-se à entrega de árvores a todos os alunos da escola.
Agradecemos a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, Senhores Vereadores e à Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas.
Um agradecimento especial à Direcção Regional de Florestas pela oferta de árvores aos nossos alunos.

Cerimónia de Abertura da Exposição: " Constroi uma Árvore"

A nossa colega Sandra Miranda participou na Cerimónia de inauguração da exposição: “Constrói uma Árvore”, promovida pelo Parque Natural da Madeira.
A Cerimónia decorreu no dia 16 de Março pelas 11 horas no Madeira Shopping e contou com a presença de Representantes do Parque Natural da Madeira, representantes da Direcção Regional de Educação, Director do Madeira Shopping, Directores, professores e alunos das Escolas participantes no concurso.
Os alunos do 1º Ano de Escolaridade

Semana da Árvore – 16 a 20 de Março


Na Semana de 16 a 20 de Março decorreu na nossa escola a Semana da Árvore.
Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico participaram numa Palestra sobre: “As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”, promovida pela Engenheira Cristina Medeiros do Parque Natural da Madeira.
Ao longo da semana esteve aberta ao público a Exposição Móvel do Parque Natural da Madeira: “ As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”.
No Campo de Futebol da nossa escola decorreram actividades lúdicas, desportivas e um percurso alusivo à Árvore, sua importância e preservação.
Nas salas de aula os alunos realizaram trabalhos nas áreas da Expressão Plástica, Língua Portuguesa, Matemática, Formação Cívica e Educação e Expressão Musical e Dramática.
Todos os alunos da escola visualizaram o Filme: “A Idade do Gelo 2 – Descongelados”, como sensibilização para a problemática das "Alterações Climáticas" e das suas consequências para a vida animal, vegetal e humana.
Ao longo da Semana decorreu um Concurso de Desenho sobre a Árvore, destinado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade e Concurso de Poesia (quadra) para os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade.
Na Sexta – feira, pelas 14 horas, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz – Dr. Alberto Gonçalves veio à nossa escola para assinalar o Dia Mundial da Floresta e participou na plantação de uma árvore no Parque da nossa escola.
Ainda na sexta – feira veio à nossa escola a Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas falar-nos sobre a Importância de assinalarmos do Dia Mundial da Floresta.
Para encerrar as actividades da Semana da Árvore foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia alusivos à Árvore.
De seguida procedeu-se à entrega de árvores a todos os alunos da escola.
Alunos do 1º Ano de Escolaridade

21 de Março - Dia Mundial da Floresta

O Dia Mundial da Floresta comemora-se no dia 21 de Março.
Este dia é assinalado em todo o Mundo.
As Árvores são muito importantes porque fazem parte da Natureza.
As Árvores são importantes porque dão-nos o oxigénio que nós precisamos para respirar.
As Árvores são importantes porque as suas raízes seguram as terras.
As Árvores são importantes porque dão-nos frutos para comermos.
As Árvores são importantes porque dão-nos sombra nas tardes quentes de Verão.
As Árvores são importantes porque dão-nos a matéria-prima para o fabrico do papel.
Todos nós devemos tratar bem as Árvores.

Texto Colectivo dos alunos do
1º Ano de Escolaridade

Palestra sobre: “As Plantas Invasoras”



Na segunda-feira dia 16 de Março veio à nossa escola a Engenheira Cristina Medeiros do Parque Natural da Madeira falar-nos sobre as Plantas Invasoras.
A palestra decorreu na Biblioteca da nossa escola no âmbito das comemorações da Semana da Árvore.
As Plantas Invasoras são plantas que ameaçam as plantas e árvores da Floresta Laurissilva e outras espécies indígenas da nossa Região.
Estas Plantas Invasoras foram trazidas, de diferentes países, pelas pessoas que visitaram esses países.
Essas pessoas trouxeram plantas e árvores e plantaram nos seus jardins, um pouco por toda a nossa ilha. As Plantas e as Árvores cresceram muito, o vento e a água levou as suas sementes para toda a parte e hoje elas ameaçam a nossa floresta.
É por isso que devemos proteger a nossa floresta destas plantas pois elas podem causar muitos problemas e levar a que muitas plantas da Floresta Laurissilva e outras espécies indígenas desapareçam.


Texto Colectivo dos alunos do 1º Ano de Escolaridade

19 de Março – Dia do Pai




No dia 19 de Março festejámos o Dia do Pai.
Na nossa sala de aula preparámos, com a ajuda da nossa professora, uma pequena prenda para oferecermos aos nossos pais.
Alguns dias antes, do Dia do Pai, recolhemos nas nossas casas uma lata de salsichas para construirmos um porta lápis.
Na construção do porta lápis usámos uma lata de salsichas, uma tira de Eva, cola e alguns brilhantes.
Construímos também, com material reutilizado, um postal onde escrevemos uma bonita mensagem para o nosso pai.
A nossa prenda ficou mesmo bonita e os nossos pais adoraram recebê-la.




Os alunos do 1º Ano de Escolaridade




Drago - O nosso amigo Dragoeiro


A Árvore que construímos para participar no concurso: “Constrói uma Árvore", promovido pelo Parque Natural da Madeira, é um Dragoeiro e chama-se Drago.
O Dragoeiro é uma espécie que, aqui na Ilha da Madeira, em habitat natural, enfrenta perigo de extinção.
Antigamente existiam muitos exemplares destas árvores hoje, no seu habitat natural, existem apenas alguns exemplares, no Núcleo dos Dragoeiros das Neves em São Gonçalo e nas vertentes da ribeira da Ribeira Brava.
Actualmente podemos ver exemplares desta espécie um pouco por toda a ilha em jardins públicos e em jardins particulares.
A nossa árvore pretende ser uma sincera homenagem a esta espécie, outrora muito utilizada na tinturaria e na medicina caseira e que hoje merece o nosso carinho, admiração e respeito.
Para construirmos a nosso dragoeiro reutilizámos jornais, usámos cola, um suporte, criatividade, dedicação e muito empenho.


Os alunos e Professora do 1º Ano de Escolaridade

terça-feira, 24 de março de 2009

Participação no Concurso: “Constrói uma Árvore” promovido pelo Parque Natural da Madeira

A nossa turma participou no Concurso: “Constrói uma Árvore” promovido pelo Parque Natural da Madeira, para assinalar o Dia Mundial da Floresta que se comemora no dia 21 de Março.
Este Concurso tinha como principal objectivo: a construção de uma árvore, com altura máxima de 1,50m recorrendo à reutilização de materiais.
A nossa turma construiu um, Dragoeiro reutilizando jornais.
O nosso amigo “Drago” pretende ser uma simples e reconhecida homenagem a uma espécie outrora abundante nas zonas litorais da nossa ilha e que hoje, em habitat natural, encontra-se em extinção.
Ao construirmos o nosso Dragoeiro pretendemos sensibilizar as pessoas para a importância de preservarmos esta espécie.
Texto Colectivo dos alunos do
1º Ano de Escolaridade

Visita de Estudo à Fabrica Insular de Moinhos

No dia 12 de Março nós realizámos uma visita de estudo à Fábrica Insular de Moinhos que fica localizada na Zona Franca e Industrial do Caniçal.
Durante a visita de estudo nós fomos guiados por uma senhora que nos explicou o processo de fabrico das massas.
Ao nos deslocarmos pela fábrica foi-nos possível ver o fabrico e embalagem de macarronete e de esparguete.
Após vermos o processo de fabrico de massas, saímos desta sessão, passámos pelo armazém e fomos até à zona de fabrico de amêndoas.
Quando lá chegámos estava um funcionário a trabalhar com a calda que é colocada em cima do miolo de amêndoa para dar o colorido e o doce às amêndoas.
A nossa visita à fábrica continuou com uma nova passagem pelo armazém, onde pudemos ver muita massa armazenada para seguir para os supermercados.
Em seguida visitámos a zona de fabrico de bolachas, que com grande pena nossa, não se encontrava a trabalhar.
A nossa guia explicou-nos que a massa para o fabrico das bolachas é preparada com os ingredientes, que depois sai por uma máquina, passa por um tapete, entra novamente numa máquina que tem os moldes dos diversos formatos que dá a forma à bolacha.
Depois de formada a bolacha, a massa entra no forno para cozer durante cerca de 10 a 12 minutos depois sai do forno, passa por uma zona de arrefecimento e finalmente chega à zona de embalagem. Nesta zona a bolacha é empacotada e colocada em caixas.
No final da visita à fábrica nós recebemos um pacote de massa e umas amêndoas.
Nós gostámos muito desta visita de estudo porque ficámos a saber muitas coisas sobre o fabrico de massas, bolachas e amêndoas.


Texto Colectivo dos alunos do
1º Ano de Escolaridade

Encontro de Modalidades Artísticas - Canto Coral


No dia 11 de Março a nossa turma participou no Encontro de Modalidades Artísticas – Canto Coral que se realizou no Fórum Machico.
Nós apresentámos duas canções: “ Frei João” em cânone, e a “Quinta da Amizade”.
Participaram neste encontro cerca de 340 alunos, do 1º, 2º , 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário de toda a ilha.No final das apresentações e para terminar o Encontro de Modalidades Artísticas – Canto Coral, cantámos o “Hino da Alegria”, composto pelo Beethoven.

Texto Colectivo dos alunos do
1º Ano de Escolaridade

domingo, 8 de março de 2009

A letra "Z"

Na segunda-feira, dia 2 de Março aprendemos uma letrinha nova, aprendemos a letrinha Z.
Ao longo da semana trabalhámos esta letra, fizemos diversas actividades e na sexta – feira escrevemos o seguinte:

A gazela vive na mata.
A mãe tem uma zínia.
O Filipe põe golo na baliza.
O pai vai ao zoo.
A mãe deita azeite na comida.
A azeitona é azeda.
Eu sou amigo da Zélia.
Eu vi o Zeca na janela.


Henrique – 1º Ano de Escolaridade

A mãe viu a gazela.
A avó viu a zínia.
O pai viu a baliza.
A mãe vai ao Zoo.
A mãe deita azeite na salada.
A mãe comeu uma azeitona.
O pai viu a Zélia na vila.
O pai viu o Zeca na rua.


Maria Neto - 1º Ano de Escolaridade

A gazela vive na mata.
A zínia é muito bonita.
A baliza do pai é nova.
O leão vive no Zoo.
O azeite é do pai.
O pai comeu uma azeitona.
A Zélia vai à rua.
O Zeca viu o fogão novo.


Rodrigo – 1º Ano de Escolaridade


A gazela é muito rápida.
A zínia do pai é bonita.
O pai meteu um golo na baliza.
A menina viu a mãe no Zoo.
O pai deu o azeite à avó.
O avô comeu uma azeitona.
O fogão do Zélio é novo e bonito.
O Zeca vai à loja da mãe.

Leandro – 1º Ano de Escolaridade


A gazela vivia na mata.
A zínia toma água.
O Jaime meteu golo na baliza do Zé.
O Filipe vai ao Zoo no sábado.
A Filipa deitou azeite na batata.
A azeitona da mãe é azeda.
A Zélia caiu no tapete da mãe.
O Zeca é bonito.

Patrícia Isabel – 1º Ano de Escolaridade

A gazela é da mãe.
O pai viu uma zínia bonita.
O pai tem uma baliza na rua.
O pai vai ao Zoo.
O pai deu o azeite à avó.
O tio deu uma azeitona à mãe.
A Zélia é amiga do avô.
O Zeca viu um jipe novo.

Pedro Gabriel - 1º Ano de Escolaridade

A gazela é muito bonita.
A menina viu a zínia na mata.
A baliza é do Vitó.
A mãe vai ao Zoo.
A mãe deita azeite na salada.
A Zélia vai à rua.
O Zeca vai à vila.

Francisca – 1º Ano de Escolaridade.

A gazela é do menino.
A zínia é da menina.
A baliza é nova.
O Azeite é do pai.
A azeitona é da avó.
A Zélia é uma menina.
O Zeca é amigo do pai.

Sandro Ricardo – 1º Ano de Escolaridade

A gazela vive na mata.
A zínia é uma flor.
A baliza nova do Zé é muito bonita.



A mãe viu a gazela na rua.
A zinia bebeu água.
A baliza está no campo.
A mãe vai ao Zoo.
A mãe dá azeite na salada.
A mãe come azeitona.
O pai viu a Zélia.
O nome do pai é Zeca.

Sandra Miranda – 1º Ano de Escolaridade

A mãe tem uma gazela.
A zínia é muito bonita.
O pai tem uma baliza.
A menina vai ao Zoo.
O pai põe azeite na salada.
O pai comeu uma azeitona.
A Zélia tem um totoloto.
A mãe vai à vila e vê o Zeca.

Ana Maria – 1º Ano de Escolaridade


A gazela vive no Zoo.
A zínia é bonita.
O Rui foi à janela e viu o Jaime.
O cavalo vive no Zoo.
O pai põe pouco azeite na salada.
A Zélia é muito bonita.
O Zeca é feio.

Josefina Raquel – 1º Ano de Escolaridade


A gazela é rápida.
A zínia é bonita.
A baliza é nova.
O Zoo é muito bonito.
O azeite é azedo.
A azeitona é muito boa.
A Zélia é uma menina.
O Zeca é bonito.


Marisa – 1º Ano de Escolaridade

A gazela é bonita.
A zínia vive na rua.
A baliza é bonita.
A gazela vive no Zoo.
O azeite é azedo.
A azeitona é muito azeda.
O Zeca é feio.


Nuno Miguel – 1º Ano de Escolaridade

A gazela vive na mata.
A zínia é uma beleza.
A baliza é bonita.
O Zoo é novo e bonito.
O azeite é azedo.
A azeitona é boa.
A Zélia é uma menina.
A gazela é do Zeca.


Francisco – 1º Ano de Escolaridade



A letra "F"

Na Quinta - feira dia 26 de Fevereiro regressámos à escola, após o período de férias de Carnaval, e neste dia aprendemos uma letrinha nova, aprendemos a letra “F”.
Após aprendermos e treinarmos, como se escreve manuscrita esta letra, tentámos descobrir algumas palavras com esta letra.
Em grande grupo nós descobrimos como se escrevem as seguintes palavras: “Fábio, faca, Fifi, fogão, Filipa, foca, Filipe, café, Fabiana, telefone, sofá, fé, fato, fome, fogo, fomeca, fala, fama, Fátima, fivela, fava, feijão, fita, bife, fulano, fumo, fada, foto, facão, figo, família, fatia, telefona, telefonia”.
Depois de registarmos estas palavras no nosso caderno diário, fizemos a separação das sílabas e de seguida construímos algumas frases.
É mesmo divertido aprender a ler e a escrever!


Nós continuamos a aventura da leitura e da escrita.
É mesmo muito divertido ler e escrever.
Eis algumas das frases que já somos capazes de ler e de escrever.

A fivela é do fato do avô.
A fada é muito amiga.
A Filipa vê da janela o Filipe.
Eu comi o bife à noite.
A tia telefonou à mãe.
A menina deu um café à Fifi.
A mãe lava o fogão.
A sopa da mãe leva fava.
A fava caiu na panela.
O pai comeu o feijão.
A tia vê na janela a fada.
A mãe dá um beijo à Fátima.
A mãe leva a sopa ao avô.

Francisca – 1º Ano

O pai deu uma fatia de bolo ao tio.
A fava caiu no lago da vila.
A mãe comia uma fava pela rua.
A fada viu uma menina na rua.
O papá vai à rua e vê a fada.
O avô bebeu o café.
O pai comia o figo.
O pai tem fome e come o bolo.
A Rita tem uma fita no cabelo.
A mãe vai à janela e vê a fada.
O Fábio nada no lago.
A mãe leva uma faca nova à avó.
O tito caiu do jipe do Tiago.
O pai viu fogo do avião.

Leandro – 1º Ano

A fava é boa.
O nome da mãe é Fátima.
Eu vi a menina Fabiana na rua.
A Rita tem uma faca.
A mãe vai à janela e vê a fada.
A mãe leva a sopa de feijão à tia.
A Liliana tem uma família.
O pai viu o fogo na mata.
A mãe bebe café na caneca.
Eu vi a fita da boneca na rua.
O João viu o fato na loja.
É a fala da mãe ao telefone.
A sopa leva feijão.
Eu como uma fatia de bolo.

Marisa – 1º Ano

O pai fica no lago.
O telefone da mãe é novo.
A fita da menina caiu no lago.
A mãe bebeu o café.
A faca nova é do pai.
O pai viu a faca nova do tio no saco.
O pai deu uma foto à avó.
O pai viu o fogão da mãe.
A mãe lava o fogão da avó.

Rodrigo – 1º Ano

A mãe come uma fava.
O papá levava o figo no saco.
A Rita tem uma fita no cabelo.
A mãe vai à janela e vê a Fátima.
A mãe leva a sopa de fava à avó.
Eu comi o bife todo.
O Fábio nada no lago.
A sopa da mãe tem muito feijão.
A Fifi tem uma família.

Ana Maria – 1º Ano

A Fifi é uma gata meiga.
A mãe comeu uma fatia de bife.
A foca vive na água do lago.
A Lili tem muita fome.
O fogão é do pai.
A Sónia meteu pouco feijão na sopa.
A Fifi comeu um bife.
O sofá está na sala.
A Lili fala muito com a Sónia.
O Paulo tem muita fama.
O pai bebeu o café todo.
A fada voa muito.
A Lili telefona para a Sónia.
O fato novo é da mãe.
A Lili tirou uma foto à avó.
O Beto tem uma família.
É a Filipa, o Filipe e a Fátima.
O fato tem uma fita.
A sopa da mãe leva fava.
A foto é da mãe.
A Fátima é uma menina.
A sopa é de feijão.
A mãe afiou o lápis.
A Sónia fica na sala.

Francisco – 1º Ano

A Joana vai pela rua e vê a fada.
A fada é boa e bonita.
Eu e a fada vamos à rua.
A mãe comeu o pão e bebeu o café.
A Joana viu uma fada da janela.
A Joana comeu uma fatia de bolo.
A mãe fala ao telefone.
A Lili é muito amiga da Fabiana.
O bebé tem uma família.
A fada voa voa.

Josefina – 1º Ano

O avô comeu o bife.
O Fábio vai à rua.
A fada é bonita.
A mãe come a sopa de feijão.
A fita da menina caiu na água.
O pau comeu uma fava.
A mãe leva café à avó.
O pai apagou o fogo.
O avô telefona à avó.
A mãe deita fava na sopa.

Pedro Gabriel – 1º Ano

O Filipe vai à vila.
A Filipa e a Fifi vão à janela.
O Fábio é muito mau.
A Paula tem uma família.
A Fifi é uma gata.
Ó Fabiana é o ovo!
Da janela a Filipa vê o gato.
O João tem fome.

Patrícia Isabel – 1º Ano

O Fábio viu a Fabiana na rua.
O Paulo viu a faca na rua.
O nome da mãe é Fabiana.
O pai lavou o fogão.
O nome da menina é Filipa.
A foca nada no lago.
O Filipe viu a Joana na rua.
A mãe come bolo e bebeu café.

Sandra – 1º Ano

A mãe dá um beijo ao Fábio.
A mãe fala com a avó Natália.
O Fábio leva o jipe à vila.
A mãe comeu uma fava.
A Filipa comeu uma fatia de bolo.
A fada deu uma boneca à avó.

Maria Neto – 1º Ano


A mãe dá um feijão na boca do menino.
O Fábio vai à vila com o jipe.
Eu comi o figo.
O telefone tocou.
A Fátima comeu uma fatia de bolo.
A mãe deu na boca uma fava à Joana.
A fada deu uma boneca à avó.

Henrique – 1º Ano

A mãe vê o pé de feijão.
É a Filipa e o João.
A menina viu a foca na água.
O pai vai à vila com o Filipe.
A sopa da mãe leva feijão.
O Filipe afia a faca.

Raquel – 1º Ano





O Carnaval na nossa escola

Na semana de 16 a 20 de Fevereiro assinalámos o Carnaval na nossa escola.
Esta semana foi muito divertida porque fizemos muitas actividades diferentes.
Segunda-feira - dia 16 de Fevereiro - Dia do penteado.
Neste dia trouxemos um penteado diferente e na hora do recreio da manhã fizemos um desfile e dançámos ao som de músicas.
Na sala de aula construímos um laço com jornais para usarmos na terça-feira.
Terça-feira - dia 17 de Fevereiro - Dia do Laço.
Neste dia usámos o laço que construímos na sala de aula.
Na hora do recreio dançámos e depois participámos juntamente com os meninos do 2º Ano no jogo das cadeiras.
Quarta-feira – dia 18 de Fevereiro – Dia do Chapéu.
Neste dia trouxemos um chapéu de casa para usarmos na escola.
Quinta-feira – dia 19 de Fevereiro – Dia da Mascarilha.
Neste dia usámos as mascarilhas que construímos na escola.
Sexta – feira – Dia 20 de Fevereiro – Dia do Desfile Trapalhão.
Neste dia fomos disfarçados para a escola e depois desfilámos por algumas ruas próximas da nossa escola.
Ao longo do percurso haviam muitas pessoas para nos verem passar.
Quando regressámos à escola comemos malassadas quentinhas.
Nós gostámos muito desta quadra porque nos divertimos imenso.




Dia do Chapéu

Dia do Laço

Dia do Penteado