domingo, 31 de maio de 2009

31 de Maio - Dica Ecológica



Rótulo Ecológico


O Sistema do Rótulo Ecológico Europeu rotula apenas os produtos de reduzido impacto ambiental durante o seu ciclo de vida completo e dá aos consumidores europeus os meios necessários para uma escolha criteriosa e segura em termos ambientais.

Os produtos abrangidos são, entre outros: lâmpadas eléctricas, papel de cópia e papel para usos gráficos, colchões de cama, televisores, calçado, detergentes para a roupa e louça, computadores pessoais, máquinas de lavar louça e roupa, detergentes para lavagem manual de louça, produtos de limpeza "lava tudo" e produtos de limpeza para instalações sanitárioas, frigoríficos e aspiradores.

sábado, 30 de maio de 2009

Visita do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula à nossa escola



Na sexta - feira dia 29 de Maio, pelas 12 horas, veio à nossa escola o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula desejar-nos: Um Feliz Dia da Criança e oferecer-nos uma pequena lembrança para assinalarmos este dia.

Nós preparámos uma pequena surpresa para agradecermos a visita do Senhor Presidente à nossa escola e a pequena lembrança que nos ofereceu.

Aniversário da nossa colega Ana Isabel



Hoje dia 30/05/2009 a nossa colega Ana Isabel faz 7 anos.


Feliz Aniversário!


Beijinhos dos colegas e professora do 1º Ano de Escolaridade

30 de Maio - Dica Ecológica



Símbolo Ponto Verde



Opte pelas embalagens portadoras do Símbolo Ponto Verde uma vez que estas embalagens integram um sistema de recolha selectiva, valorização e reciclagem de embalagens usadas, a nível nacional.

Visita dos alunos da Pré B à nossa sala



Na quarta-feira dia 27 de Maio os alunos da pré B, acompanhados da Educadora Catie e da Auxiliar Manuela, visitaram a nossa sala de aula.

Os meninos da Pré B estão a estudar na sua sala as profissões e por isso quiseram visitar a nossa sala para observarem a profissão da nossa professora e saber como é o nosso dia a dia e como é a aventura da aprendizagem.

Os alunos da Pré ficaram um pouco admirados com a arrumação da nossa sala, com a distruibuição das mesas e das cadeiras, com os nossos livros e depois assinalaram as diferenças que verificaram a nível da nossa sala comparativamente à sua sala de Pré.

Alguns dos nossos colegas leram para os meninos da Pré B verem como já sabemos ler.

No final da visita nós cantámos uma canção que aprendemos com o nosso professor de música.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

29 de Maio - Dica Ecológica



Utilize pilhas recarregáveis em vez das pilhas descartáveis. Escolha pilhas para os relógios de pulso, calculadoras, entre outros, de lítio, pois produzem três vezes mais energia, têm maior voltagem inicial e não tèm mercúrio na sua compossição.


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visita à Fábrica de Requeijão - REQUEJEMA

Visita à casa do Sr. António da Mata

Levada dos Tornos - Gaula

28 de Maio - Dica Ecológica



Para reduzir os resíduos orgânicos produzidos calcule com precisão as quantidades necessárias na cozinha evitando assim os desperdícios de comida.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

27 de Maio - Dica Ecológica



Separe e coloque no contentor amarelo do Ecoponto as embalagens de plástico e de metal.
Antes de colocar as embalagens de plástico no contentor amarelo espalme-as para ocuparem mesmo volume.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Como aprendemos os números

Como aprendemos as letras

Os nossos trabalhos no Paint

26 de Maio - Dica Ecológica


Separe as embalagens de plástico e coloque-as no contentor amarelo do Ecoponto. Retire as tampas das garrafas, porque na generalidade dos produtos a tampa e a embalagem são feitasde materiais plásticos diferentes e, por isso, não podem ser recicladas em conjunto.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

25 de Maio - Dica Ecológica


Reutilize as embalagens de plástico e de metal pois ao fazê-lo está a contribuir para a redução do lixo e a ajudar a proteger o Meio Ambiente.

domingo, 24 de maio de 2009

24 de Maio - Dica Ecológica


Quando for ao supermercado opte por embalagens de tipo familiar ao fazê-lo está a contribuir para diminuir a quantidade de resíduos produzidos.
Este simples gesto, para além de ter impacto na redução do lixo, contribui para a preservação do Meio Ambiente.

sábado, 23 de maio de 2009

Passeio pela Levadinha - Gaula

Visita à Fábrica de Requeijão - REQUEJEMA



Na quarta - feira dia 20 de Maio nós visitámos a Fábrica de Requeijão Requejema localizada no Sítio do Pico Sul em Gaula.

Antes de iniciarmos a visita ao interior da Fábrica tivemos de respeitar as normas de higiene e segurança estipuladas na lei para podermos circular pelos diversos compartimentos, pelo que todos nós tivemos de colocar uma toca na cabeça, vestir uma bata e colocar uma protecção nos pés e só depois é que entrámos.

A visita ao interior da Fábrica permitiu-nos visualizar todo o processo de fabrico do requeijão.

No final da visita o Senhor João e a Senhora Elsa proprietários da Fábrica de Requeijão ofereceram-nos requeijão para comermos na escola.

Nós gostámos muito de visitar a Fábrica de Requeijão uma vez que ficámos a conhecer todo o processo de fabrico do requeijão.

Visita à casa do Senhor António da Mata


Na quarta - feira dia 20 de Maio visitámos a Casa do Senhor António da Mata, avô do nosso colega de sala Sandro Ricardo.

O Senhor António da Mata é um artesão que trabalha a madeira e com ela constrói colheres de pau, colheres de sopa, jarros, copos, bonecas e o famoso pau da poncha.

Neste dia não tivemos a oportunidade de observarmos as fases de construção das peças em madeira porque o Senhor António não tinha madeira para trabalhar todavia pudemos ver alguns exemplares do seu trabalho.

Nós gostámos muito de visitar a casa do Senhor António da Mata e de ver os seus trabalhos em madeira.

23 de Maio - Dica Ecológica



Prefira produtos não enlatados pois as embalagens dos produtos enlatados contribuem para o aumento de resíduos perigosos para o Meio Ambiente.

Se recorrer à utilização de produtos enlatados separe as embalagens e coloque-as no Contentor Amarelo do Ecoponto.

Gaula - A nossa terra

Levada dos Tornos - Gaula

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Passeio à Levada dos Tornos


No dia 18 de Maio nós realizámos um percurso pedestre pela Levada dos Tornos, localizada na zona alta da nossa freguesia.
Saímos da escola por volta das 9h 45 m, subimos pela Estrada Padre Alfredo Vieira de Freitas até à placa que indica a localização do percurso da Levada dos Tornos.
Quando lá chegámos quisemos registar o ponto de partida do nosso percurso pelo que tirámos uma fotografia de grupo.
Durante o percurso desfrutámos de belas paisagens onde foi-nos possível observar algumas espécies de plantas e árvores invasoras como: eucaliptos, acácias, floricos, trombeteira e outras.
No regresso à escola seguimos o percurso da levada denominada Levadinha que é uma levada secundária da Levada dos Tornos de onde pudemos observar a Camacha mais concretamente os Salgados.
Aproveitámos o percurso da Levadinha para lancharmos e logo depois retomámos a viagem. Seguimos pelo Caminho Velho do Pico, passámos pelo Caminho da Achada da Rocha e já na Cerca visitámos os Lavadouros Públicos onde antigamente as pessoas lavavam as suas roupas.
Após a visita aos Lavadouros Públicos regressámos à nossa escola.
Nós gostámos muito de realizar este percurso pela Levada dos Tornos uma vez que ficámos a conhecer melhor a nossa freguesia.


Os alunos do 1º Ano de Escolaridade

22 de Maio - Dica Ecológica


Os plásticos são materiais sintéticos produzidos a partir de recursos naturais como o petróleo, o gás natural e o carvão, através de processos químicos. Pela acção do calor são moldados em diversas formas.

Podemos reduzir o uso de sacos de plástico se, quando realizarmos pequenas compras ou compras de volume reduzido, utilizarmos uma cesta ou um saco de pano.

Podemos ainda reutilizar os sacos utilizados em anteriores compras efectuadas.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

21 de Maio - Dica Ecológica



Reutilize boiões e frascos de vidro para colocar compotas caseiras e outros.


Este simples gesto contribui para reduzir o número de resíduos enviados para a reciclagem.

Aniversário do nosso colega Leandro



Hoje dia 21/o5/2009 o nosso colega Leandro faz 7 anos.


Feliz Aniversário!


Beijinhos dos colegas e professora do 1º Ano de Escolaridade

quarta-feira, 20 de maio de 2009

20 de Maio - Dica Ecológica


Separe as embalagens de vidro (garrafas, frascos e boiões) e coloque-os no Contentor Verde do Ecoponto.


Este Simples gesto facilita o processo de reciclagem do vidro.



terça-feira, 19 de maio de 2009

19 de Maio - Dica Ecológica



Fotocopie / imprima a frente e o verso das folhas sempre que tiver de fotocopiar / imprimir relatórios compridos.

Com este simples gesto economiza folhas, tinta e protege o Meio Ambiente.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 de Maio - Dica Ecológica




Corrija os textos directamente no ecrã do seu computador. Ao fazê-lo evita a impressão, o gasto de tinta e o gasto de papel com rascunhos.

Este simples gesto é um contributo valioso para a preservação do Meio Ambiente, uma vez que reduz a produção de lixo, reduz a quantidade de recursos utilizados na impressão das folhas e poupa dinheiro.


domingo, 17 de maio de 2009

17 de Maio - Dica Ecológica



USE PAPEL RECICLADO


Produzir papel reciclado consome cerca de 70 a 90% menos energia do que o papel comum.

Ao usarmos papel reciclado estamos a poupar as nossas florestas e outros recursos naturais utilizados no fabrico de papel.

sábado, 16 de maio de 2009

16 de Maio - Dica Ecológica


Para ajudarmos a proteger o Meio Ambiente sempre que possível devemos aproveitar caixas de cartão e outras para guardar objectos.

Um simples gesto como, reutilizar uma caixa de cartão, é um contributo valioso para a redução de resíduos e para a poupança de recursos utilizados no fabrico de novas caixas cartão.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Visualização de um Filme sobre as Aparições de Nossa Senhora de Fátima



No dia treze de Maio nós assistimos à projecção de um filme sobre as Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos.

Esta projecção permitiu-nos ficar a conhecer a vida dos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco), as suas tarefas de levar as ovelhas a pastar, os efeitos da divulgação da notícia da aparição de Nossa Senhora entre outras coisas.

Nós gostámos muito de ver este filme.


Os alunos do 1º Ano de Escolaridade

Mês de Maio - Mês de Nossa Senhora de Fátima



O mês de Maio é o mês de Nossa Senhora de Fátima.

Todos os anos, no mês de Maio, prestamos homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

No início do mês construímos um altar dedicado a Nossa Senhora e ao longo do mês trazemos flores para oferecer a Nossa Senhora.

A nossa turma foi responsável por trazer flores na segunda semana do mês.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dicas para ajudar o Meio Ambiente


A maioria das nossas acções provoca impacto no Meio Ambiente.


Simples gestos e acções realizadas diariamente nas nossas casas, na escola, no nosso local de trabalho, nos nossos locais de lazer, nos espaços públicos e noutros podem contribuir para minimizar os efeitos negativos no Meio Ambiente.




O que podemos fazer para ajudar a proteger o Meio Ambiente?




Sempre que possível, devemos utilizar guardanapos, lenços e toalhas de pano em vez de papel.

sábado, 9 de maio de 2009

Aniversário do nosso colega Sandro Ricardo



Hoje dia o9/05/2009 o nosso colega Sandro Ricardo faz 7 anos.


Muitos parabéns!


Um beijinho da professora e colegas do 1º Ano de Escolaridade

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aniversário do nosso colega Henrique


Hoje dia o8/05/2009 o nosso colega Henrique faz 7 anos.


Muitos parabéns!


Um beijinho da professora e colegas do 1º Ano de Escolaridade