terça-feira, 30 de junho de 2009

O campo da nossa escola entrou em obras.







COBERTURA CAMPO DE JOGOS ESCOLA EB1/PE DR. CLEMENTE TAVARES



Iniciou-se no passado dia 16/06/2009 a construção da cobertura do campo de jogos da Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares. A obra, integrada no programa da Junta de Freguesia de Gaula 2008-2009, resulta de um investimento do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Equipamento Social. A conclusão está prevista para Setembro, a tempo do início do próximo ano lectivo.


Notícia publicada no site da Junta de Freguesia de Gaula

30 de Junho - Dica Ecológica



Alguns cortinados bem colocados podem ajudar a reduzir a quantidade de energia consumida no aquecimento ou arrefecimento da sua casa.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entrega dos Boletins de Avaliação dos alunos


Informo todos os Encarregados de Educação da turma A do 1º Ano que a entrega dos Boletins de Avaliação dos alunos do 1º Ano de Escolaridade realizar-se-á na quinta - feira - dia 2 de Julho das 10h às 12 h.

A professora Ana Freitas

29 de Junho - Dica Ecológica



O vidro duplo é um bom investimento quando tiver de substituir as velhas janelas ou construir uma nova casa; isola o ar frio exterior e reflecte o ar quente para o interior da casa e é um bom isolamento sonoro.

domingo, 28 de junho de 2009

28 de Junho - Dica Ecológica


Em locais como a cozinha ou casa de banho devem existir ventiladores para reduzir as temperaturas excessivas no Verão, e se tiverem persianas devem ser mantidas fechadas durante o Inverno e quando não houver fumo nestas áreas para permitir que o ar quente não se escape por elas.

sábado, 27 de junho de 2009

O nosso Cartaz Eco - Código 2008/2009

27 de Junho - Dica Ecológica


Os sótãos devem ser ventilados adequadamente para reduzir os riscos de perda de calor e para prevenir a formação de humidade.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

26 de Junho - Dica Ecológica


A Energia é a base da vida, caso contrário, não haveria nehuma forma de vida no nosso Planeta.
A Energia é que dá movimento às coisas, ao vento, às ondas do mar, às marés.
A utilização racional da energia passa, assim, pela adopção de medidas que na verdade, estão ao alcance de todos nós.

Devemos isolar regularmente as portas e janelas para evitar que o ar frio entre pelas ranhuras e pequenas aberturas.


25 de Junho - Dica Ecológica


Sempre que possível devemos efectuar o aproveitamento da água da chuva com uma cisterna de 1 a 2m3 ligado aos tubos de queda pluviais.

Com este simples gesto estamos a reutilizar a água da chuva e a poupar este recurso natural.


quarta-feira, 24 de junho de 2009

24 de Junho - Dica Ecológica


Instalando um sistema de rega por distribuidores rotativos ou aspersores a eficiencia será maior. uma correcta programação da rega no tempo pode reduzir consideravelmente os consumos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

24 de Junho - Dia de São João



São João era primo de Jesus e ganhou o nome de "baptista" exactamente porque baptizava as pessoas no rio Jordão, derramando-lhes água sobre as cabeças.
São João Baptista vivia isolado de tudo e todos, como um eremita e refugiava-se no deserto, alimentando-se de mel e gafanhotos.

Sem ser dono de nada, vestia apenas uma pele de carneiro.
Grande crítico da política romana era adorado pelo povo e odiado pelo Rei Herodes, que o mandou aprisionar e decapitar, aproveitando um capricho da sua filha, Salomé, que o amava (mas como João Baptista a rejeitou... O rei ficou com um opositor a menos).
O dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi consagrado a São João.

Os Santos Populares


Os Santos Populares


Junho é o mês dos santos populares.Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29.

Atum com batatas, marchas, romagens, fogueiras e versos populares: assim é a tradição madeirense no mês de Junho.

Festa de Encerramento do Ano Lectivo 2008/2009



Os alunos e professora do 1º Ano de Escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula convidam-no a participar na Festa de Encerramento do Ano Lectivo 2008/2009 que se realizará na próxima Sexta Feira - dia 26 de Junho, na nossa escola, pelas 10 horas.


Contamos com a vossa presença!

23 de Junho - Dica Ecológica


Se tem um aquário, quando o limpar, use a água suja para regar as plantas da sua casa. A água suja do aquário é rica em azoto e fosforo. Com este simples gesto está a reutilizar a água e a fertilizar as suas plantas.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

22 de Junho - Dica Ecológica

Uma maior quantidade de água, mas uma menor frequência de rega ajuda a criar raízes resistentes ao tempo mais invernoso.

domingo, 21 de junho de 2009

Artigo Publicado no Diário de Notícias Madeira - 21/06/2009


Concertos em Gaula e na Ribeira da Janela

Actuações estão previstas para hoje às 17 e 17h30, respectivamente, com acesso livre
Data: 21-06-2009
É no Salão Paroquial de Gaula que decorre hoje, às 17 horas, uma sessão do projecto 'Plateia Activa', onde actua o Ensemble de Acordeões do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA).No concerto, com a responsabilidade artística e pedagógica dos professores Manuel Vieira, Slobodan Sarcevic, Márcio Faria e Rodolfo Cró, participam também 100 alunos das Escolas do 1º Ciclo de Gaula, nomeadamente, a EB1/PE Clemente Tavares e os Centros Educativos da Apresentação de Maria-Gaula, da disciplina de Expressão Musical e Dramática.O projecto 'Plateia Activa', que tem vindo a ser implementado desde 2008, tem como objectivos permitir aos alunos apresentarem numa sala de concertos alguns dos trabalhos produzidos na sala de aula, para além de fomentar o interesse da população escolar pelos espectáculos musicais, quer nas áreas ligeira e erudita.Já no Salão Paroquial da Ribeira da Janela, a partir das 17h30, apresenta-se a Orquestra de Bandolins do GCEA dirigida por Teresa Leão.No repertório que será interpretado, pelo colectivo de 23 jovens, fazem parte 'Cantigas de Maio' de José Afonso; 'Libertango' de Astor Piazolla e, entre outras composições, 'Sur Les Rives du Tage de M. Machiacchi que integraram o espectáculo 'Acorde'. A Orquestra de Bandolins tem participado em diversos concertos quer na Região quer no continente. E, neste caso, destaque para as participações na Expo 98 com o Coro de Câmara da Madeira, na Doca dos Olivais e no 'Festival Internacional de Jovens Músicos' Gaia/ 99. E trabalha em Master Class e concertos com Norberto Cruz, diplomado em bandolim pelo Conservatório Superior de Música 'Alfredo Casella, em L' Aquila, cidade italiana recentemente devastada por um terramoto.
Fonte: Diário de Notícias Madeira - 21/06/2009

Artigo publicado no Diário de Notícias Madeira - 19/06/2009

'Músicaebs' chega hoje ao fim

Alunos de 39 escolas participam no terceiro e último espectáculo da 27ª edição
Data: 19-06-2009
Termina sexta-feira a 27ª edição do Musicaebs. O evento que conta com a participação de cerca de três mil alunos de várias escolas da Madeira tem o terceiro e último espectáculo agendado para as 15 horas. Alunos de Santa Cruz e do Porto Santo serão os primeiros a subir ao palco do Centro de Congressos da Madeira com o musical 'Des-Sincronias'. 'Cores e Estilo' é a representação que se segue, da responsabilidade de alunos de dez escolas do Funchal. 'Do Sonho à Poesia' representada por alunos da Ribeira Brava é a actuação que se segue. 'Recordando Max - Bate o Pé' da responsabilidade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e 'Um Mundo da Fantasia' trazida pelos alunos do Porto Moniz e São Vicente encerram o espectáculo. Antes da subida ao palco serão entregues os prémios relativos à 'X Exposição Regional de Expressão Plástica', pelas 14h30 na Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira.
Diário de Notícias Madeira - 19/06/2009

Artigo Publicado no Diário de Notícias Madeira - 18/06/2009

GCEA apresenta dois concertos em Plateia Activa

As formações 'Si Que Brade' e 'Ensemble de Acordeões' partilham o palco com alunos das escolas do Caniçal e Gaula
Data: 18-06-2009
Além dos espectáculos já anunciados no Porto Santo e Ribeira da Janela, o Gabinete Coordenador de Educação realiza no fim-de-semana dois concertos em 'Plateia Activa' com as formações 'Si Que Brade' e 'Ensemble de Acordeões', respectivamente no Centro Cívico do Caniçal e no Salão Paroquial de Gaula. O grupo 'Si Que Brade' apresenta no Caniçal um repertório exclusivamente dedicado à música tradicional, com destaque para temas como 'Maria tu tens a mania' e 'Bate o Pé' de Max. Já no âmbito do programa 'Plateia Activa', a formação do GCEA preparou os temas 'Sou Viloa' e 'Velha da Cacalhada'. Este espectáculo está aprazado para o próximo sábado, pelas 20h30.Já no domingo, pelas 17 horas, está prevista a actuação do 'Ensemble de Acordeões' em Gaula.Os dois concertos constituem uma oportunidade para alunos das escolas locais demonstrarem conhecimentos e capacidades artísticas, apresentando em palco algum do trabalho desenvolvido na sala de aula no decurso do ano lectivo.Este fim-de-semana, o programa 'Plateia Activa' chama ao palco do Salão Paroquial de Gaula cerca de 100 alunos do 1º Ciclo das escolas locais, sucedendo o mesmo com os alunos da Escola Básica com Pré-escolar do Caniçal.
Notícia Publicada no Diário de Notícias Madeira

Empresa de Electricidade da Madeira ensina-nos a poupar energia eléctrica

No poupar é que está o ganho

O consumo de energia em casa constitui factor importante na vida de cada um de nós, pelo que nunca são demais seguir alguns conselhos onde se podem beneficiar de ganhos na redução dos gastos que traduzem uma mesma eficiência.
A iluminação representa cerca de 25% da energia eléctrica utilizada em casa. No entanto, essa percentagem pode variar muito com o modo de utilização e com o tipo de lâmpadas.Por isso, seguindo os conselhos da AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira não se deve deixas as luzes ligadas quando não há necessidade. Ao invés, deve aproveitar-se bem a luz natural através das janelas – a luz do dia é a melhor iluminação para a sua casa e é gratuita. Por outro lado, não se devem utilizar lâmpadas com potência excessiva, com opção por lâmpadas adequadas às necessidades do local e ao tipo de utilização pretendida.Na compra de candeeiros, tenha em atenção que os obstáculos à passagem da luz obrigam ao uso de lâmpadas de maior potência, com o consequente maior consumo de energia. Outro ponto importante reside na preparação de refeições, que é responsável por cerca de 30% da energia consumida em casa, incluindo gás e electricidade. Algumas opções em relação aos equipamentos e à forma de cozinhar poderão proporcionar uma significativa redução dos custos com a Assim, na compra de um fogão ou forno, tenha em atenção os consumos e os custos com a energia. Mantenha a panela tapada enquanto cozinha e baixe a chama ao mínimo necessário porque a panela tapada com a chama no mínimo pode cozinhar mais rapidamente do que destapada com a chama no máximo.A chama ou a placa eléctrica não deve ser maior que a base da panela, para evitar desperdícios.Ao aquecer água, aqueça apenas a quantidade de que necessita, pois desperdiçar água quente é desperdiçar energia. Quando adquirir novas panelas, prefira as que têm fundo térmico e que permitam cozinhar com pouca água. Quanto mais água utilizar para cozinhar, mais energia consome. Sempre que possível, utilize a panela de pressão porque cozem os alimentos em menos tempo e com menores consumos de energia. Desligue o fogão/forno um pouco antes de os alimentos estarem cozinhados, para aproveitar o calor existente enquanto finaliza o processo de cozedura. E tenha em atenção: para aquecer a comida, utilize o microondas. Na aquisição de máquinas de lavar e/ou de secar roupa, prefira as máquinas mais eficientes (classe energética A, A+ ou B).Utilize a máquina de lavar roupa quando estiver cheia porque o consumo de energia para meia máquina é praticamente o mesmo que para uma máquina completa.Escolha a temperatura mínima necessária para uma boa lavagem, porque o aquecimento da água é o que consome mais energia e existem detergentes que lavam eficazmente a 40ºC.Utilize detergentes de pré-lavagem aplicados directamente nas zonas mais sujas da roupa, em vez de programas muito intensos com temperaturas elevadas.Escolha, sempre que possível, programas de lavagem económicos. Utilize os programas mais longos apenas para a roupa muito suja. Utilize as máquinas de secar roupa apenas quando não for possível secar ao ar livre.Se utilizar a máquina de secar, centrifugue bem a roupa na máquina de lavar para retirar o excesso de água.
Fonte Jornal da Madeira On Line

Edição 21/06/2009

JM

Empresa de Electricidade da Madeira ensina-nos a poupar energia eléctrica

Electricidade da Madeira mostra como poupar

Uma campanha da empresa Electricidade da Madeira mostra como se pode poupar. Exemplifica com uma família com dois adultos e duas crianças, que consome cerca de 220 kWh por mês. Com o mesmo consume consegue pagar cerca de menos dois euros.
A Empresa Electricidade da Madeira (EEM) não se tem poupado a esforços para sensibilizar à poupança de energia. Uma das últimas campanhas é de Março e mostra o que fazer para pagar menos.Dá o exemplo de uma família com dois adultos e duas crianças, que consome cerca de 220 kWh por mês. Em 2008 pagava 35,18 euros por mês pela energia eléctrica consumida e potência contratada e em 2009 vai pagar pelo mesmo consumo mais 1,70 euros.Que fazer? Desligar os equipamentos no botão ou tomada quando não estão a ser utilizados porque, em stand-by continuam a consumir. Se desligar três destes equipamentos em vez de os deixar em stand-by 16 horas por dia, poupa 2,74 euros por mês. Por outro lado, se utilizar apenas três lâmpadas de baixo consumo seis horas por dia, poupa 4,11 euros por mês em relação às lâmpadas incandescentes normais.Ou seja, só com estas medidas, a família poupa 6,85 euros por mês. Cerca de 80% da energia eléctrica consumida na Região provém de produtos petrolíferos. Os restantes 20% são produzidos a partir de fontes de energia regionais não poluentes, tais como o vento e a água – Energias Renováveis.Neste âmbito, há que destacar que a EEM, através da subsidiária ENEREEM, já concluiu a instalação de dois novos parques eólicos que permitem triplicar a produção deste tipo de nergia na Madeira, dando cumprimento a mais uma etapa do Plano Energético definido pela Vice-Presidência do Governo Regional no que concerne às energias renováveis. O investimento iniciado em 2008, com a instalação do Parque Eólico das Pedras e o Parque Eólico do Loiral, num total de mais 18 aerogeradores, num total de 15,3 megawatt (MW) de potência, permite triplicar o valor da potência eólica instalada.O sector doméstico é responsável por cerca de 35% da energia eléctrica consumida anualmente na Região.Por cada 1 kWh poupado no consumo de electricidade, o consumidor evita a extracção de crude equivalente a 5 kWh.

Fonte - Jornal da Madeira On Line
Edição 21/06/2009

JM

Espectáculo: "Plateia Activa" integrado no programa de Comemorações Gaula 500 Anos


Hoje pelas 17 horas realiza-se no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz em Gaula o Espectáculo: "Plateia Activa".
Este Espectáculo integra-se no Programa de Comemorações Gaula 500 Anos e conta com a participação do Grupo de Acordeões do Gabinete Coordenador de Educação Artística e dos alunos das duas escolas da freguesia - EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula e dos Centros Educativos da Apresentação de Maria.
O espectáculo está aberto a toda a população.


Contamos com a vossa presença! Participe!

Trabalhos do Nuno e do Rodrigo no Paint

Trabalhos da Maria Neto no Paint

Trabalhos do Pedro Gabriel no Paint

21 de Junho - Dica Ecológica



Se tiver uma piscina, cubra-a quando não estiver a ser utilizada para evitar a evaporação da água e limpe o filtro frequentemente, para que não precise de mudar a água tantas vezes.

sábado, 20 de junho de 2009

O nosso Cartaz Eco - Código 2009

Os nossos mobiles construídos com materiais reutilizados

20 de Junho - Dica Ecológica


Não lave nem regue a rua à frente da sua casa. Deixe esse trabalho a cargo das autoridades competentes.

19 de Junho - Dica Ecológica


Se tem um jardim relvado, regue-o de manhã cedo ou ao fim da tarde, de forma a reduzir a evaporação.

Ao adoptar este pequeno gesto está a contrubuir para a redução do consumo de água. O seu bolso agradece e o Ambiente também!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Espectáculo: " Plateia Activa "



No próximo domingo dia 21 de Junho, pelas 17 horas realizar-se-à no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz em Gaula, um espectáculo denominado: "Plateia Activa", no qual participarão os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da nossa escola.

Este espectáculo integra-se no Programa de Actividades das Comemorações Gaula 500 Anos.

Participarão neste espectáculo o Grupo de Acordeões do Gabinete Coordenador de Educação Artística e os alunos dos Centros Educativos da Apresentação de Maria - Gaula.

O espectáculo está aberto a toda a Comunidade.

Roteiro Turístico da Freguesia de Gaula


A freguesia de Gaula, tanto a norte como a sul, oferece ao visitante a oportunidade de conhecer de perto um dos exemplos que melhor caracteriza a arqueologia industrial madeirense: os moinhos de água. Perfeitamente integrados na paisagem cujas levadas conduzem a água para a sua laboração, estes engenhos que ocupam normalmente o rés-do-chão das moradias, foram em tempo áureos, as grandes “indústrias” de moagem de cereal, garantindo desse modo o sustento e o “ganha pão” do gaulês.Como exemplo, temos o moinho de água localizado ao sítio das Levadas, pertencente ao Sr. Agostinho da Mata.
A freguesia de Gaula, oferece aos visitantes paisagens inolvidáveis, ao longo da conhecida Levada dos Tornos e da Vereda dos Salgados. Desta poderá admirar a imponente cascata “Água d’Alto”, na Ribeira do Porto Novo.
Poderá ainda, visitar as igrejas de Gaula e da Achada de Gaula, cujas padroeiras, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Graça, motivam festas religiosas de enorme devoção em Setembro e Agosto, respectivamente. Mais a sul, existe a Capela de São João Latrão, privada, construída na primeira metade do século XX.
Poderá deslumbrar-se com a vista panorâmica sobre o mar e desertas, bem como a vegetação envolvente, nos miradouros da Contenda e das Beatas e contemplar o planalto da Achada no miradouro do Pico da Coroa.
Ao longo da freguesia encontrará vários fontanários demonstrando elementos arquitectónicos associados, na maior parte dos casos, às invocações religiosas de âmbito local (Nossa Senhora da Luz).
Se gosta do mar, experimente a Praia das Fontes, conhecida pelas suas límpidas águas atlânticas. Mas faça-o preferencialmente pela manhã, único período em que poderá dispor de Sol, devido à escarpa a montante.
Em termos de gastronomia, Gaula tem alguns restaurantes e casas de pasto que lhe apresentarão comida típica regional e internacional (brasileira, venezuelana e italiana).

Fonte: Informações publicadas no site da Junta de Freguesia de Gaula

O nosso Eco - Código 2009



Eco – Código 2008 / 2009

As Alterações Climáticas vamos combater,
Para o nosso Planeta não sofrer!

A Biodiversidade vamos conhecer,
Para a podermos proteger!

Os materiais vamos reutilizar,
Para muitos recursos naturais poupar!

Os resíduos vamos separar,
Para a reciclagem facilitar!

Sempre que o sol brilhar,
A luz natural vamos aproveitar!

A água vamos poupar,
Para este recurso não acabar!

Para o nosso meio local melhorar,
Dos Espaços Exteriores vamos cuidar!

O Eco – Código vamos respeitar,
A todos o vamos divulgar!


quarta-feira, 17 de junho de 2009

18 de Junho - Dica Ecológica


Em casa, lave o seu carro com balde. Se utilizar uma mangueira, desligue a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lave-o na estação de serviço pois ao fazê-lo está a contribuir para a redução do consumo de água.

17 de Junho - Dica Ecológica


Lavar o carro durante 30 minutos com meia torneira aberta consome 216 a 560 litros de água por lavagem. Use um balde de 10 litros para molhar o carro e 3 baldes para enxaguar, consome apenas 40 litros por lavagem, o que representa uma economia significativa. A lavagem de carros nas estações de serviço é sempre uma alternativa, pois a água consumida para o efeito está prevista e controlada para uma eficiência máxima.

terça-feira, 16 de junho de 2009

16 de Junho - Dica Ecológica


Não coloque a roupa para lavar quando esta não estiver realmente suja e mesmo que a lave à mão deverá acumular a maior quantidade de roupa possível. Com este simples gesto está a contribuir para poupar recursos importantes como água e energia.

Seja consciente preserve o Ambiente!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

15 de Junho - Dica Ecológica

Se lavar a roupa à mão, não deixe a torneira a correr. Encha o tanque ou bacia para lavar, e enxaguar passando por várias bacias reutilizando a água sempre que possível.

sábado, 13 de junho de 2009

Aniversário das nossas colegas Gelvana e Ana Patrícia



Hoje dia 14/06/2009 as nossas ex colegas Gelvana Araújo (actualmente no Brasil) e Ana Patrícia Machacáz (actualmente em Fazendas de Almeirim) fazem 7 anos.


Muitos parabéns!


Um grande beijnho dos colegas e professora Ana Freitas da EB1/PE DR. Clemente Tavares - Gaula
MADEIRA

14 de Junho - Dica Ecológica


Utilize a máquina de lavar roupa com o tambor sempre cheio. Ao fazê-lo está a poupar água e energia eléctrica.

13 de Junho - Dia de Santo António



"Desde 1140 que D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei, tentava a conquista de Lisboa aos Mouros, feito que só teve êxito sete anos depois, em 1147, depois de prolongado cerco imposto aos aguerridos Almóadas e com o oportuno apoio dos Cruzados, em número treze mil (grande exército de homens cristãos que vieram do Norte da Europa, rumo à Terra Santa, para expulsarem os Muçulmanos. Usavam uma cruz de pano como insígnia, daí o seu nome. Houve oito Cruzadas desde 1096 a 1270).Lisboa era pois uma cidade recém-cristã, quando na sua catedral foi a baptizar o menino Fernando Martins de Bulhões – Santo António, filho da fidalga D. Teresa Tavera, descendente de Fruela, rei das Astúrias e de seu marido Martinho ou Martins de Bulhões. Há dúvidas quanto ao apelido do pai, bem como se era ou não descendentes de cavaleiros celtas. Sabe-se sim que D. Teresa nascera em Castelo de Paiva e o marido numa terra próxima. Viviam em casa própria no bairro da Sé quando o recém-nascido veio a este mundo, no ano de 1145, embora alguns apontem como data de nascimento 1190 ou 1191.Fernando frequentou a escola da Sé e até aos 15 anos viveu com os pais e com uma irmã de nome Maria. Aos 20 anos professou nos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em Lisboa, no Mosteiro de São Vicente de Fora. Nesta ordem monástica prosseguirá os seus estudos teológicos.Rumou a Coimbra ao mosteiro de Santa Cruz, onde tinha à sua disposição a melhor biblioteca monacal do País. Nesse tempo era a abadia de Cluny, em França, que possuía uma das maiores bibliotecas da Europa, com um total de 570 volumes manuscritos, porque ainda não tinha sido inventada a imprensa. Aqui em Coimbra, sendo já sacerdote toma o hábito de franciscano, em 1220. Segundo os seus biógrafos, Santo António terá lido muito, e não foi por acaso que se tornaria pregador.O mundo cristão vivia intensamente a época das Cruzadas. A chamada «guerra santa» desencadeada contra o Islão. E da parte dos Muçulmanos dava-se a inversa, luta contra os cristãos. Ambos acreditavam que a fé os levaria à vitória. De Oriente a Ocidente os exércitos batalham, e neste turbilhão surgem novas formas de espiritualidade. Em 1209 Francisco de Assis (S. Francisco) abandona o conforto e luxo da casa paterna, para, com outros companheiros, se recolher numa pequena comunidade, dando origem a uma nova reflexão sobre a vivência do Evangelho. É a aproximação à Natureza, à vida simples e à redescoberta da dignidade da pobreza preconizada pelos primeiros cristãos. Em poucos anos, homens e mulheres, alguns ainda bem jovens e filhos de famílias abastadas e poderosas sentem-se atraídos por esta vida de despojamento e sacrifício, com os olhos postos no exemplo de Cristo. A Portugal também chegaram ecos deste novo misticismo.Em Janeiro de 1220 são degolados em Marrocos, pelos muçulmanos, cindo frades menores (franciscanos) e todo o mundo cristão sofre um enorme abalado. A própria Clara de Assis (Santa Clara), praticamente da mesma idade que Santo António (nasceu em 1193 ou 1194) vai querer partir para Marrocos para converter os sarracenos, mas Francisco de Assis seu amigo de infância e seu orientador espiritual não lho permite.Por cá o nosso futuro Santo António, já ordenado padre, decide mudar de Ordem religiosa e também ele passa a envergar o hábito dos franciscanos. È nesta ocasião que muda o nome de baptismo de Fernando para António e vai viver com outros frades no ermitério de Santo Antão (ou António) dos Olivais, na altura um pouco afastado de Coimbra, nuns terrenos doados por D. Urraca, mulher do rei D. Afonso II.Em meados de 1220 chegam, com grande pompa religiosa, ao convento de Santa Cruz de Coimbra, as relíquias dos mártires de Marrocos e esse acontecimento vai ser decisivo no rumo da vida de Santo António. Parte para Marrocos, sentindo também ele que é chamado a participar na conversão dos chamados infiéis. Porém adoece gravemente e não podendo cumprir aquilo a que se propunha, teve de embarcar de regresso a Lisboa. Só que o barco é apanhado numa tempestade e o Santo vê o seu itinerário alterado ao sabor de uma vontade superior. Acaba por aportar à Sicília num período de grandes conflitos armados entre o Papa Gregório IX e o rei da Sicília, Frederico II. Relembra-se que várias regiões do que é hoje a Itália unificada eram reinos independentes e este ambiente de guerras geradoras de insegurança e perigos.Em Maio de 1221 os franciscanos vão reunir-se no chamado Capítulo Geral da Ordem, onde Santo António está presente. No final os frades regressam às suas comunidades de Montepaolo, perto de Bolonha, onde, a par da vida contemplativa e de oração, cabe também tratarem das tarefas domésticas do convento. Aqui os outros frades reparam na grande modéstia daquele estrangeiro (Santo António) e jamais suspeitaram dos seus profundos conhecimentos teológicos. Findo aquele período de reflexão, como que um noviciado, os frades franciscanos são chamados à cidade de Forlì para serem ordenados e Santo António é escolhido para fazer a conferência espiritual. E começa a falar. Ninguém até ali percebera até que ponto ele era conhecedor das Escrituras e como a sua fé e os seus dotes oratórios eram invulgares.Pelo que se sabe quando começou a falar imediatamente cativou os outros frades e a sua vida seria a partir daquele dia de pragador da palavra de Cristo. Percorrerá diversas regiões da actual Itália, entre 1223 e 1225. Por sugestão do próprio São Francisco vai ser mestre de Teologia em Bolonha, Montpelier e Toulouse.Quando S. Francisco morre, em 1226, Santo António vai viver para Pádua. Aqui vai começar por fazer sermões dominicais, mas as suas palavras tão cheias de alegorias eram de tal modo acessíveis ao povo mais ou menos crente, que passam palavra e casa vez mais se junta gente nas igrejas para o ouvir. Da igreja passa para os adros para conter as multidões que não param de engrossar. Dos adros passa a falar em campo aberto e é escutado por mais de 30 mil pessoas. É um caso raro de popularidade. A multidão segue-o e começa a fama de que faz milagres. Os rapazes de Pádua têm mesmo que fazer de guarda-costas do Santo português tal a multidão à sua volta. As mulheres tentam aproximar-se dele para cortarem uma pontinha do seu hábito de frade como uma relíquia.O bispo de Óstia, mais tarde papa com o nome de Alexandre IV, pede-lhe que escreva sermões para os dias das principais festas religiosas que eram já muitas na época. Mais tarde seria este papa a canonizá-lo. Santo António assim faz. São hoje importantíssimos esses documentos escritos, porque Santo António com pregador escreveu pouco. Apenas lhe são atribuídos Sermones per Annum Dominicales (1227-1228) e In Festivitatibus Sanctorum Sermones (1230) .Sentindo-se doente, o santo pediu que o levassem para Pádua onde queria morrer, mas foi na trajectória, num pequeno convento de Clarissas, em Arcela, que Santo António «emigrou felizmente para as mansões dos espíritos celestes». Era o dia 13 de Junho de 1231.Depois, como é sabido, foi canonizado, em 1232, ainda se não completara um ano sobre a sua morte. Caso único na história da Igreja Católica. Já que nem São Francisco de Assis teve tal privilégio.Os santos como Santo António, há muito que desceram dos altares para conviverem connosco, os simples mortais, que tomamos como nosso protector e amigo. O seu sumptuoso sepulcro, em mármore verde em Pádua, na igreja de Santo António é o tributo do povo que o amou e é muito mais do que um lugar de peregrinação e de oração. Através dos séculos, a sua fama espalhou-se por todos os continentes. No dia 13 de Junho de cada ano, Lisboa e Pádua comemoram igualmente a passagem por este mundo de um português que pregou a fé e morreu em Pádua. Como todos os santos é universal. "


Fonte: O Leme - Biografias

13 de Junho - Dica Ecológica



A água da lavagem de frutas e legumes, constitui uma excelente água para regar plantas. Regar de manhã cedo ou à noite, é poupar a água que se perde com o calor ou com o sol.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

12 de Junho - Dica Ecológica


Quando sujar pequenas áreas, limpe-as imediatamente, pois isso implicará um menor esforço e uma menor utilização de água na altura de limpar a casa.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Junta de Freguesia de Gaula lança página na internet


"A Junta de Freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz lançou, ontem (08/06/2009), a sua página oficial na internet (www.jfgaula.com), através da qual os habitantes poderão aceder a diversas informações bem como preencher requerimentos. Um dos objectivos é disponibilizar um espaço para o comércio local.

Com o objectivo de modernizar os serviços administrativos, a Junta de Freguesia de Gaula está, desde ontem, na internet.
A página oficial construida por Fernão Faria foi apresentada no âmbito de uma sessão que decorreu nas respectivas instalações e na qual marcaram presença o presidente da junta, o presidente da Câmara de Santa Cruz, a líder da JSD-M e demais convidados.
Basta clicar na morada www.jfgaula.com para aceder à página principal, a partir da qual o internauta dispõe de informação diversa sobre a freguesia desde a sua história, passando pelo funcionamento da junta, turismo e lazer, noticias, até o próprio horário das missas.
O presidente da Junta de Freguesia de Gaula, Gustavo Caires sublinhou, na oportunidade, a importância desta ferramenta que tem como objectivo “modernizar sos serviços administrativos”.

Da tabela de taxas ao contacto com o presidente

Uma das publicações obrigatórias que consta na página é o Regulamento da tabela de taxas. Outro dos serviços que será, com certeza, útil aos habitantes da freguesia é a possibilidade de preencherem requerimentos on-line e de os enviarem directamente para a junta, o que permite poupança de tempo e desburocratização.
Outro dos espaços possibilita o contacto directo com o presidente da junta, que permite aos habitantes colocarem questões, tirar emdúvidas ou até mesmo deixarem sugestões.
Destaque, também, para um livro de visitas e para um espaço onde se pode tomar nota de onde comer e dormir em Gaula.
Ao enumerar as vantagens da internet na comunicação com os locais, Gustavo Caires salientou que a própria Assembleia de Freguesia já é convocada por e-mail, o que permite poupar papel e, consequentemente, poupar o Ambiente.
Na página oficial da junta, os internautas têm, ainda a possibilidade de saberem noticias sobre a freguesia, de acederem a contactos úteis e tomarem nota do roteiro da freguesia.
Um dos objectivos futuros é criar um espaço para o comércio local onde os comerciantes poderão divulgar os seus serviços e actividades.

Gaula 500 Anos

A página oficial da junta na internet será um dos grandes veículos promotores das comemorações “Gaula 500 Anos”. As actividades encontram-se em destaque, à esquerda da página abaixo da agenda.
O historiador Lourenço Freitas, responsável pela elaboração do texto sobre a história da “terra das amoreiras”, tal como é designada a freguesia de Gaula, deixou uma sugestão no sentido de que se acrescente outros temas à página on-line como seja o património construído da freguesia e os escritores.
Será adicionado, futuramente, um conjunto de fotografias antigas que irão complementar a história descrita.
Gustavo Caires deixou um repto às pessoas que queiram colaborar na construção desta página, que o façam com sugestões ou, até mesmo, através da elaboração de textos. "

Fonte: Notícia publicada no Jornal da Madeira Online

Apresentação da História: "A menina Carolina ajuda o Ambiente"

11 de Junho - Dica Ecológica


Não lave em demasia os pratos antes de os colocar na máquina, pois só assim estará a duplicar os gastos de água para lavar os mesmos utensílios.