quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A OBRA

"O Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo de Gaula, no concelho de Santa Cruz, passou a ter uma cobertura que protege os alunos das intempéries de Inverno. Esta obra, da responsabilidade do Governo Regional, vem dotar este complexo desportivo de melhores condições para a prática desportiva, permitindo sempre a sua utilização pela população escolar e outras entidades. Garantindo uma melhor integração do edifício escolar com o polidesportivo coberto e destes com a envolvente, a intervenção consistiu na execução de uma cobertura constituída por painéis “sanduíche”, intercalados com painéis translúcidos que permitirão uma melhor luminosidade natural à área de jogo. A empreitada contemplou, também, a execução de um pavimento sintético com as respectivas marcações desportivas na área de jogo e a execução de uma cobertura “aligeirada” abrangendo a referida área de jogo, a área de bancadas e as zonas de circulação envolventes. Todo o recinto foi ainda vedado com rede do tipo “Bekaert” com 6m de altura. Este investimento custou ao Governo Regional 437.000,00 euros."

Fonte: Jornal da Madeira - Edição de 30/09/2009

Alunos agradecem protecção «da chuva, do sol e do sereno»

"Na inauguração, que contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e dos secretários regionais do Equipamento Social e de Educação e Cultura, os alunos puderam manifestar a sua alegria por o polidesportivo ter sido renovado.Uma aluna, que falou pela comunidade escolar, agradeceu a todos os que contribuíram para que a obra fosse possível. A partir de agora, os alunos nas aulas de educação física «vão estar protegidos do sol, da chuva e do sereno da manhã e as festividades da escola, que são abertas à comunidade, também terão um ambiente mais aprazível, onde todos poderão sentar-se e assistir ao espectáculo», declarou a menina."
Fonte: Jornal da Madeira - Edição de 30/09/2009

Meio milhão de euros para as escolas de Santa Cruz

"Para o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, a comunidade de Gaula ficou «mais rica» com a colocação da cobertura no polidesportivo que irá beneficiar não só os 122 alunos da escola do 1.º ciclo de Gaula, bem como a população em geral.Num investimento público do Governo Regional que ascendeu aos 400 mil euros, aquele estabelecimento de ensino ficou ainda mais valorizado, já que é uma escola que tem trabalhado em prol do ambiente, tendo ganho oito bandeiras verdes. «Isto é possível com a iniciativa da escola, com a participação dos pais, mas também porque a Câmara e o Governo Regional estão de mãos dadas a contribuir para que isto seja possível».José Alberto Gonçalves revelou que a autarquia de Santa Cruz dispõe de meio milhão de euros no fundo social municipal para as escolas do concelho «e é com orgulho que dizemos que o nosso parque escolar é de excelência, todos os directores mencionam a qualidade das escolas e dos transportes». Isto para além das iniciativas por altura do dia da criança e da árvore."
Fonte: Jornal da Madeira - Edição de 30/09/2009

Notícia sobre a Inauguração do nosso Polidesportivo

"A cobertura do polidesportivo da Escola Básica do 1.º Ciclo de Gaula, em Santa Cruz, é mais uma promessa cumprida do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim para com a população, desta vez a de Gaula. Ontem, na inauguração da renovação daquele espaço desportivo, o líder do Executivo madeirense disse que as palmas seriam dadas pelas entidades oficiais ao povo de Gaula, cuja comunidade «sempre soube o que quis».Dirigindo-se à população que ocupava a bancada do polidesportivo, Jardim deu os parabéns à forma de estar na vida do povo de Gaula. «Dou os parabéns à vossa vontade de querer ir sempre em frente, porque é uma freguesia que tem a particularidade de ter a Gaula de cima e a de baixo, a paróquia de cima e a de baixo, mas tem sido uma comunidade que tem sabido o que quer e tem sabido articular os meios que dispõe e soube fazer um esforço para se desenvolver».Com uma comunidade organizada, Jardim adianta que actualmente a freguesia de Gaula, em termos de serviços públicos autárquicos e do governo, tem o mesmo que qualquer cidade europeia. Por isso, refere que «está nas mãos de cada povo levar por diante os seus sonhos». Contudo, lamenta que existam povos que não tenham sonhos e «só queiram discutir os cinco tostões do azeite ou dos tremoços e não têm outros horizontes».Relativamente à construção da cobertura do polidesportivo que vai proteger os alunos das intempéries do Inverno de Gaula, Alberto João Jardim quis realçar que, embora esta seja uma obra para a escola, o polidesportivo é também dirigido à população em geral.Aquela freguesia do concelho de Santa Cruz conta já com um elevado número de residentes e, como tal, é preciso dinamizar a prática desportiva. Deste modo, tem de haver uma parceria entre a direcção daquele estabelecimento de ensino e a própria Junta de Freguesia para que a população possa usufruir do recinto despotivo. «Quem quer viver mais uns anos tem de estar desenferrujado», brincou Jardim."
Fonte: Jornal da Madeira - Edição de 30/09/2009

Inauguração da Cobertura do Polidesportivo da nossa escola

Jardim elogia freguesia com serviços públicos iguais a qualquer cidade europeia

Para o presidente do Governo Regional da Madeira, a freguesia de Gaula dispõe de serviços públicos semelhantes ao de qualquer cidade europeia. Por isso, «está nas mãos de cada povo levar por diante os seus sonhos». Na inauguração da cobertura do polidesportivo de Gaula, Alberto João Jardim elogiou a população daquela freguesia pelo facto de sempre ter demonstrado o que queria. Só lamenta que haja povos que não tenham horizontes traçados....
Fonte: Notícia publicada no Jornal da Madeira -Dia 30/09/2009

sábado, 26 de setembro de 2009

Convite Especial

geradores de animações

A turma do 2º Ano de Escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares convida-o a estar presente na Cerimónia Oficial de Inauguração da cobertura do Polidesportivo da nossa escola que decorrerá no dia 29/09/2009 pelas 18 horas.

Contamos com a Vossa Presença!

Balanço da 1ª semana de aulas



Na passada segunda - feira dia 21 de Setembro regressámos à nossa escola.

Este ano estamos mais crescidos e vamos frequentar o 2º Ano de Escolaridade. A nossa turma é composta por 22 alunos com idades compreendidas entre os seis e os oito anos.

Logo no primeiro dia trocámos informações sobre as férias de Verão, falámos sobre a importância do nosso regresso à escola e falámos dos cuidados que devemos ter para nos protegermos da Gripe A.

Logo no primeiro dia pudémos ver as obras da cobertura do Polidesportivo da nossa escola e soubemos que na próxima terça - feira dia 29 de Setembro decorrerá pelas 18 horas a inauguração desta infraestrutura.

Nós estamos muito felizes porque já podemos ter aulas de Educação Física mesmo estando chuva.

Com a ajuda dos nossos professores estamos a preparar a Cerimónia de Inauguração da cobertura do Polidesportivo da nossa escola.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma Boa Notícia!!

A Nossa Escola


Hoje recebemos uma boa notícia, soubemos que a turma dos Pequenos Sonhadores está a seguir o nosso Blog.

É uma grande alegria para todos nós sabermos que os nossos amiguinhos do outro lado do Atlântico querem saber novidades da nossa turma, da nossa escola e da nossa Ilha.

Nós também queremos saber notícias vossas por isso aguardamos anciosamente por elas.


Recebam um grande beijinho dos alunos e professora do 2º Ano de Escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula / Ilha da Madeira

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aniversário da nossa colega Susana Raquel



No passado dia 15 de Setembro a nossa colega

Susana Raquel fez 7 anos.

Muitos Parabéns !!


Beijinhos dos colegas e professora Ana Freitas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Olá Ecoaprendizes!

Olá amiguinhos Ecoaprendizes!

A escola está prestes a começar.
Começou a contagem decrescente para o início de um novo ano lectivo. Livros novos,actividades novas e muitas surpresas vos esperam.
Juntos vamos embarcar na maravilhosa aventura da aprendizagem.

Até segunda feira!

Beijinhos da Professora Ana Freitas


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

16 de Setembro - Dica Ecológica



Se está de férias e optou por uma ida à praia não entre na água sem avisar os amigos ou familiares. Se eles souberem onde está, detectarão, mais cedo, uma situação de alarme. Seja consciente e desfrute de um dia de praia livre de sobressaltos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

15 de Setembro - Dica Ecológica



Respeite sempre as bandeiras de sinalização do estado do mar: Bandeira Verde podemos nadar à vontade e sem perigos, Bandeira Amarela, podemos entrar mas não devemos nadar pois podem existir correntes marítimas fortes ou muita ondulação, Bandeira Vermelha, é proibido entrar na água pois podem existir produtos tóxicos na água e fortes correntes marítimas que podem pôr em perigo a sua segurança.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

14 de Setembro - Dica Ecológica


Se está de férias e optou por uma ida à praia tente libertar-se do seu carro e vá a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. Ao adoptar este comportamento evita a confusão do estacionamento e ajuda o Meio Ambiente.

13 de Setembro - Dica Ecológica



Se optar por uma ida à praia, escolha uma praia vigiada, onde exista o pessoal e material de salvamento necessários para qualquer emergência.

sábado, 12 de setembro de 2009

Cobertura do Campo da nossa escola



Decorre a bom ritmo a obra de construção da cobertura do campo de jogos da Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares. A inauguração está agendada para o próximo dia 29 de Setembro, pelas 18.30h e contará com a presença de Sua Ex.ª o Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim. Vimos pelo presente convidar toda a população de Gaula para assistir à cerimónia.
Notícia e Fotografias publicadas no Site Oficial da Junta de Freguesia de Gaula

GAULA - 500 Anos



12 de Setembro - Dica Ecológica


Na praia opte por locais onde exista um boa circulação de águas, de preferência no sentido oposto à corrent verificada em relação às estruturas de descarga de efluentes. Evite os locais perto de condutas de esgotos, canais de escoamento de águas pluviais ou de escoamento de ribeiros.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro - Dica Ecológica


Se for à praia deve escolher praias, cuja qualidade das águas é monotorizada regularmente e que estejam classificadas como boas nou aceitáveis.

10 de Setembro - Dica Ecológica


Se está de férias e optou por ir à praia, escolha sempre que possível, praias galardoadas com Bandeira Azul.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cobertura do Polidesportivo da nossa escola



"Gaula com “novo” polidesportivo"


Santos Costa visitou ontem as obras da cobertura e melhoria dos balneários do Polidesportivo de Gaula, que serve a escola e a comunidade local, através das instituições da freguesia. O investimento, de cerca de 440 mil euros, será inaugurado no dia 29 e, segundo o secretário regional do Equipamento Social, «é um exemplo» da política do Governo Regional em termos de apoiar o desporto escolar.
A remodelação do Polidesportivo de Gaula, cujas obras foram ontem visitadas pelo secretário regional do Equipamento Social, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e pelo responsável pela Junta de Freguesia, será inaugurada no dia 29.O investimento, de cerca de 440 mil euros, será em benefício da escola, mas também comunidade através das instituições ligadas àquela freguesia, como destacou Santos Costa, que explicou ainda que as obras de qualificação daquela infraestrutura visa melhorar as condições da prática desportiva, principalmente «no Inverno agreste» naquela freguesia. Luís Santos Costa lembrou ainda que o Governo Regional tem vindo a investir em infraestruturas para a prática do desporto, como está a acontecer com o arrelvamento sintético do campo do Paul do Mar, da piscina do Curral das Freiras e um pólo desportivo que está em fase final de conclusão, em Santana. «Também nesta área do desporto escolar e no desporto federado, o Governo está a prestar a sua atenção e a dedicar muito do seu tempo a esta área», realçou o responsável pelo Equipamento Social. Segundo Santos Costa, as obras referidas, à excepção da piscina do Curral das Freiras, cuja conclusão não estava prevista para o ano em curso, serão inauguradas durante o início do ano lectivo, como é o caso do polidesportivo ontem visitado.A obra em causa consiste na cobertura do Polidesportivo de Gaula e remodelação dos balneários, assumindo-e como «um exemplo da política perfilhada nos últimos anos pelo executivo madeirense», que está «consciente da importância que o Desporto assume na formação integral e saudável das populações».Como se lê na nota informativa da SRES, «implantado numa freguesia onde as intempéries de Inverno são rigorosas, o polidesportivo coberto constitui mais uma oferta de ocupação para a população escolar e vem melhorar também a qualidade das actividades e práticas desportivas de toda a comunidade. Garantindo uma melhor integração do edifício escolar com o polidesportivo coberto, a intervenção da SRES, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, consistiu na execução de uma cobertura constituída por painéis “sanduíche”, com perfil interior e exterior em chapa de alumínio pré-lacado, intercalados com painéis translúcidos que permitirão uma melhor luminosidade natural à área de jogo».Lê-se ainda que a nova cobertura assenta sobre uma estrutura aligeirada em madeira, formada por vigas curvas e apoiadas sobre pilares duplos. A empreitada contemplou ainda a execução de um pavimento sintético com as respectivas marcações desportivas na área de jogo e a cobertura aligeirada abrangendo a referida área de jogo, a área das bancadas e as zonas de circulação envolventes. A mesma nota acrescenta que todo o recinto foi vedado com rede do tipo “Bekaert”, com seis metros de altura."


Fonte: Notícia Publicada no Jornal da Madeira - Edição de 9 de Setembro de 2009

Comemorações do 500º Aniversário da Freguesia de Gaula


"Vânia Fernandes actua em Gaula

A freguesia de Gaula assinala no próximo fim-de-semana o seu 500.º Aniversário. Para as comemorações da efeméride, a Junta de Freguesia organizou um programa variado de eventos desportivos, culturais e musicais, destacando-se a actuação no próximo sábado, pelas 22 horas, da artista madeirense Vânia Fernandes e da sua banda, bem como do lançamento de um livro da autoria de Duarte Mendonça, sobre o Padre Alfredo Vieira de Freitas.
A artista madeirense Vânia Fernandes actua, conjuntamente com a sua banda, no próximo dia 12 de Setembro, pelas 22 horas, em Gaula, no âmbito das comemorações do 500.º aniversário desta freguesia. Para as comemorações daquela efeméride, a Junta de Freguesia organizou um programa variado de eventos desportivos, culturais e musicais. O programa desta festividade começa no dia 12 (sábado) com o hastear da bandeira, pelas 08h00, na sede do Club Sport Juventude de Gaula, seguido de uma prova de atletismo e de uma marcha “pela saúde de Gaula”. Às 15h00 haverá um torneio de futebol e às 19h30 a abertura da exposião de fotografia intitulada “Gaula de Outros Tempos” que ficará patente no Mercado dos Agricultores. Às 20h00 actuará o Coro Infantil e meia-hora mais tarde a Tuna Amadis, ambos os grupos da casa do povo local. A anteceder a actuação de Vânia Fernandes e da sua banda, ainda subirá ao palco o Grupo Folclórico de Gaula. No domingo, dia 13, será celebrada uma missa solene de acção de graças às 09h00, sendo que às 11h30, actuará a Banda Municipal de Santa Cruz, junto à Igreja de Gaula. Ainda no domingo, será realizada, às 17 horas, uma homenagem ao Padre Alfredo Vieira de Freitas (1908-1992), que contará ainda com o lançamento de um livro da autoria de Duarte Mendonça. Sacerdote, poeta e investigador do cancioneiro popular madeirense. Professor de Português, de Literatura Portuguesa e de Religião e Moral, colaborador da imprensa, criando e escrevendo secções de crónica, com e sem pseudónimos, especialmente no Jornal da Madeira. De salientar, ainda a respeito desta festividade, que haverá a presença de restaurantes da freguesia no Largo do Mercado dos Agricultores, para uma pequena mostra gastronómica, para que as pessoas possam saborear alguns pratos típicos daquela localidade."

Fonte: Notícia publicada no Jornal da Madeira - Edição de 9 de Setembro de 2009


9 de Setembro - Dica Ecológica


Se pretende realizar um percurso pedestre pela Natureza inclua na sua mochila um apito (para sinal de socorro) e um estojo de primeiros socorros, lanterna (com pilhas de reserva) e um telemóvel.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Boas Férias !!




Olá amiguinhos!


Espero que estejam todos bem.

Começou a contagem decrescente para o vosso regresso à escola.

Muitas novidades vos esperam e eu estarei de braços abertos para vos receber para juntos continuarmos a maravilhosa aventura da aprendizagem.


Um grande beijinho da vossa professora


Ana Freitas


Até dia 21 de Setembro e aproveitem bem os últimos dias de Férias!

8 de Setembro - Dica Ecológica



Se pretende realizar um percurso pedestre pela Natureza não esqueça o chapéu e óculos de sol, protector solar, roupa quente, cartas e guias.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro - Dica Ecológica


Se pretende realizar um percurso pedestre evite aventuras por caminhos perigosos e tenha muito cuidado e atenção com os declives, buracos e precipícios que podem estar encobertos por vegetação ou neve. Seja prudente.

domingo, 6 de setembro de 2009

6 de Setembro - Dica Ecológica


Se pretende realizar um percurso pedestre pela Natureza verifique se vai andar por trilhos com muita vegetação. Se a vegetação for densa opte por levar calças em vez de calções. Não esqueça de levar água, alimentos energéticos e pouco pesados. Não esqueça igualmente de levar um saco para colocar o lixo.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

5 de Setembro - Dica Ecológica


Se pretende realizar um percurso pedestre pela Natureza é importante refectir sobre o equipamento que deve levar. Utilize, de preferência, botas de montanha ou outro calçado apropriado com sola de boracha rugosa, para aderir bem ao solo.

4 de Setembro - Dica Ecológica


Se pretende realizar um percurso pedestre informe-se acerca dos regulamentos de acesso às Reservas Naturais, Parques Naturais e paisagens protegidas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

3 de Setembro - Dica Ecológica


Quando realizar um percurso pedestre tenha especial cuidado na época de caça. Alguns itinerários podem ser perigosos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Reunião de Abertura do Ano Lectivo 2009/2010


Informo todos os Encarregados de Educação que a Reunião de Pais de abertura do Ano Lectivo 2009 / 2010 realizar-se-á no dia 14 de Setembro pelas 18h 30m.

Contamos com a vossa presença!

Até lá votos de umas Boas Férias e bom descanso.

A Professora Ana Freitas

2 de Setembro - Dica Ecológica



Não beba água dos riachos e levadas, pois a sua limpeza aparente não significa que seja potável.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A nossa escola foi galardoada com a Bandeira Verde 2009



A nossa escola foi galardoada, pela oitava vez consecutiva, com o Galardão Eco - Escola - Bandeira Verde 2009.

Este galardão é atribuido às escolas que ao longo do ano lectivo adoptaram boas práticas ambientais.

A todos os que directa e indirectamente colaboraram com a nossa escola, na implementação e na realização das várias actividades dinamizadas, o nosso sincero: "Obrigado".

1 de Setembro - Dica Ecológica



Respeite a propriedade privada. Ao atravessar terrenos agrícolas ou povoações não danifique as culturas e plantações. Respeite os costumes, tradições e bens. As cancelas e portões devem ficar como os encontrou (fechados ou abertos). Não perturbe ou assuste o gado e animais domésticos.