sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo

Os Ecoaprendizes desejam a todos os seguidores e visitantes do nosso Blog:


Recados para Orkut

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Conto “Os sapatinhos de Natal” com acesso livre na internet


Conto “Os sapatinhos de Natal” com acesso livre na internet


O escritor Francisco Fernandes dinamizou um conto da sua autoria na sua página do Facebook, intitulado “Os Sapatinhos de Natal”, cujos dez capítulos foram publicados em dez dias sucessivos. A ideia do antigo secretário regional de Educação e Cultura foi no sentido de dar uma dinâmica ao conto, recebendo desenhos de crianças inspirados na história da sua autoria. As melhores pinturas infantis foram premiadas, com a distribuição de trinta livros, dos quais metade foram oferecidos pela editora “7 Dias, 6 Noites” e os restantes pelo autor.
Depois, o conto ganhou mais cor graças à tecnologia “calameo”. Isso porque, Francisco Fernandes publicou “Os Sapatinhos de Natal” agora em audio-book, com os desenhos recebidos e leitura do conto por Jacinta Rodrigues e Pedro Silva. O escritor oferece esta prenda de Natal a quem quiser. O audio-book é de acesso livre, pode ser partilhado e impresso. “Os Sapatinhos de Natal” podem ser encontrados no seguinte endereço: http://www.calameo.com/read/0010698052f22b02c7707
De salientar ainda que foram já publicadas no Facebook versões em castelhano, polaco e finlandês, estando previstas outras traduções.

Noticia publicada no Jornal da Madeira - 24/12 / 2011

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal para todos os visitantes do nosso Blog!

glitters
Os Ecoaprendizes desejam a todos os visitantes do nosso Blog:

Feliz Natal

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Visita de Estudo ao Museu de Eletricidade – Casa da Luz - Funchal





No dia 27 de outubro, nós os alunos do 4º ano de escolaridade realizámos uma visita de estudo ao Museu de Eletricidade – Casa da Luz, situado na rua da Casa da Luz nº 2, nas antigas instalações da Central Térmica do Funchal. Saímos da escola pelas 14 horas e regressámos à escola por volta das 17h30.
O Museu da Eletricidade - Casa da Luz abriu as suas portas ao público no dia 24 de novembro de 1997 e foi inaugurado no âmbito das comemorações do centenário da introdução da eletricidade na vida madeirense.
A Empresa de Eletricidade da Madeira, responsável pela produção, transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira, tomou a iniciativa de criar um Museu de Eletricidade, denominado Casa da Luz para dar a conhecer o passado, o presente e o futuro da energia elétrica na nossa região.
Integra a exposição do Museu de Eletricidade um vasto equipamento, conseguido ao longo dos anos, através da investigação e recolha de diversos materiais e equipamentos capazes de reproduzir a chegada e desenvolvimento da eletricidade na Região.
Esta visita de estudo realizou-se no âmbito do projeto Eco – Escolas e permitiu-nos ficar a conhecer e a saber informações importantes sobre a evolução da produção regional de energia elétrica na nossa ilha, as diferentes fontes de energia responsáveis pela produção elétrica ao longo dos anos na nossa região e a aposta desta empresa nas energias renováveis como fonte produtora de energia limpa, ecológica e amiga do ambiente.
O Museu de Eletricidade – Casa da Luz assume-se assim como um espaço dinâmico, interativo e enriquecedor para a formação pessoal e social dos visitantes.

A Lenda de Despereaux


Era uma vez … no reino distante da Dor – havia magia no ar, riso com fartura e litros de sopa de fazer cresce água na boca. Mas um acidente partiu o coração do Rei, deixou a Princesa cheia de saudades e as pessoas da cidade sem a sua sopa. A luz do sol desapareceu. O mundo ficou cinzento. Toda a esperança se desvaneceu nesta terra…até Despereaux Tilling nascer.
Despereaux era um ratinho pequeno, diferente dos outros ratinhos porque tinha as orelhas grandes, era corajoso e gostava muito de ler.
Os pais do ratinho ficaram preocupados porque o seu filho tinha comportamentos estranhos e decidiram testar o pequeno Despereaux levando-o à Biblioteca Real. Ao contrário dos outros ratos que roíam os livros Despereaux dedicou-se a lê-los o que causou mais preocupação aos pais.
Despereaux visitou o quarto da Princesa e conversou com ela contando-lhe a história que tinha lido na Biblioteca Real prometendo-lhe regressar para contar-lhe o fim da história.
Quando Despereaux tentava descobrir o fim da história foi apanhado pelo chefe dos ratos que o levou ao conselho dos ratos que decidiu enviá-lo para as masmorras.
Nas masmorras Despereaux encontrou muitas ratazanas e um gato enorme, e foi salvo por uma ratazana que tentou aproximar-se dele para chegar junto da Princesa de modo a pedir-lhe desculpa.
A ratazana e Despereaux tornaram-se amigos e juntos salvaram a Princesa que se encontrava presa nas masmorras.
No fim do filme a ratazana aproveitou o momento para pedir-lhe desculpa e tudo voltou ao normal. A natureza mudou de cor, o cinzento do céu deu lugar a um sol quente e brilhante e a alegria regressou ao reino.
Para assinalar o acontecimento o Chefe André confecionou uma sopa que deliciou toda a gente.
Nós gostámos muito deste filme porque este filme sensibiliza-nos para não julgarmos as pessoas pela aparência, pela diferença ou pelos comportamentos estranhos. Afinal somos todos diferentes mas todos iguais.

O Magusto na nossa escola

Na sexta feira dia 11 de novembro realizou-se na nossa escola o tradicional Magusto.
Neste dia nós fomos para o parque de estacionamento, onde já estava preparada a caruma para posteriormente colocarmos as castanhas a assar.
Os alunos das várias turmas ajudaram a colocar as castanhas sobre a caruma e de seguida cobrimos as castanhas com uma camada de caruma e ateámos o lume.
Minutos depois já se ouvia o estalar das castanhas e começámos a ficar impacientes pois estávamos desejosos para saborear as castanhas assadas.
Enquanto as castanhas acabavam de cozer nós aproveitámos para saltar à fogueira o que foi muito divertido.
Cozidas as castanhas, fomos até a fogueira recolhê-las para de seguida saboreá-las.
Nós gostámos muito deste dia porque permitiu-nos vivenciar uma tradição da nossa terra que infelizmente tende a cair no esquecimento.

O Pão por Deus na nossa escola



As comemorações do Pão por Deus na nossa escola decorreram no dia 31 de outubro.
Neste dia, no lanche da manhã, reunimo-nos na cantina da escola onde entoámos canções alusivas ao Pão por Deus e depois partilhámos e saboreámos com os nossos colegas da escola, os frutos da época.
À tarde levámos para casa o nosso saquinho do Pão por Deus com frutos da época e algumas guloseimas para saborearmos com os nossos familiares.
Nós gostámos muito deste dia porque permitiu-nos manter viva uma tradição madeirense que importa vivenciar e divulgar.

Comemorações do Dia Internacional do Idoso na nossa escola



Os preparativos para as comemorações do Dia Internacional do Idoso começaram alguns dias antes com a elaboração de quadras, a construção de um painel, a elaboração de um PowerPoint com informações sobre os direitos dos idosos e recolha de opiniões dos alunos sobre os idosos.
No dia 30 de setembro assinalámos na nossa escola o Dia Internacional do Idoso que oficialmente se comemora no dia 1 de Outubro. Neste dia recebemos a visita dos idosos do Centro de Dia da Achada de Gaula para os quais preparámos um pequeno espetáculo.
As comemorações decorreram na cantina da nossa escola e contaram com a participação dos alunos que prepararam números para presentear os idosos.
Após as apresentações dos alunos, os idosos do Centro de Dia da Achada de Gaula presentearam-nos com duas danças e logo depois nós lhes oferecemos uma flor e uma pequena lembrança para lhes agradecer a sua presença na nossa escola e desejar-lhes: “Um Feliz Dia Internacional do Idoso”.
Terminadas as comemorações realizou-se um lanche – convívio.
Nós gostámos muito deste dia porque foi um dia diferente e muito importante para todos nós e para os idosos.

Campanha Regional contra a Violência Doméstica: “ Só Bem – Me – Quer”

A nossa escola participou nas atividades promovidas pela Câmara Municipal de Santa Cruz, no âmbito da Campanha Regional conta a Violência Doméstica, que percorreu todos os concelhos da região.
Os alunos da nossa escola participaram numa ação de sensibilização, debateram o tema e realizaram trabalhos alusivos a esta temática.
Os alunos do 3º e 4ºanos de escolaridade elaboraram: cartazes, painéis, acrósticos e quadras que estiveram expostos, no largo em frente à Igreja Matriz de Santa Cruz, na Cerimónia de Encerramento da Campanha Só Bem – Me – Quer no concelho de Santa Cruz que decorreu no dia 15 de outubro.

Solidariedade e compreensão,
Todos devemos comunicar,
Com as pessoas que sofrem,
Para as podermos ajudar.

Amizade e amor,
Harmonia e solidariedade,
São sentimentos importantes,
Para garantir a felicidade.

A violência e a agressividade,
Trazem vingança e confusão,
Quando somos agressivos,
Perdemos toda a razão.

Amor, carinho e alegria,
Nem toda a gente tem,
A Campanha Só Bem – Me – Quer,
A todos quer o Bem.

Em certos lares há dor,
Mas pensamos que tudo está bem,
Há pessoas que sofrem muito,
Sem o apoio de alguém.

Amor queremos sentir,
Alegrias partilhar,
Carinhos receber,
Dentro do nosso lar.

A Campanha Só Bem – Me – Quer,
A todos quer sensibilizar,
Que há violência doméstica,
Que precisa de acabar.

É bom regressar à escola!



É bom regressar à escola!

É bom regressar à escola para rever os amigos e fazer novas amizades.
É bom regressar à escola para rever os professores, auxiliares e colegas.
É bom regressar à escola para aprender coisas novas.
É bom regressar à escola para ter e usar material escolar novo.
É bom regressar à escola para voltar à sala de aula.
É bom regressar à escola para enfeitar a sala, ler e escrever.
É bom regressar à escola para fazer visitas de estudo e participar em ações de sensibilização.
É bom regressar à escola para participar em concursos e desafios.
A escola é um sítio importante para todos nós por isso é agradável e divertido regressar à escola.

O Outono!

O Outono chegou!
Com todo o seu esplendor,
As folhas caem das árvores,
A Natureza muda de cor!

Os dias ficam mais pequenos,
A noite chega mais cedo,
Os coelhos ficam nas tocas,
Porque sentem muito medo.

Os meninos regressam à escola,
Vão felizes e sorridentes,
Aprender coisas novas,
Por isso vão contentes.

Comemos castanhas e nozes,
Frutos com bom paladar,
Que existem nesta estação,
Sempre prontos a provar.

Chegou o Outono!

Chegou o Outono!

As folhas esvoaçam pelo ar,
As andorinhas partem à procura de calor,
O tempo arrefece e as temperaturas baixam,
Os dias ficam mais pequenos e as noites maiores,
As horas mudam e anoitece mais cedo,
Os meninos regressam à escola,
Os castanheiros enchem-se de ouriços,
As árvores de folha caduca ficam despidas,
O chão fica coberto de folhas.
A Natureza muda de cor.
Chegou o Outono!