terça-feira, 24 de março de 2009

Visita de Estudo à Fabrica Insular de Moinhos

No dia 12 de Março nós realizámos uma visita de estudo à Fábrica Insular de Moinhos que fica localizada na Zona Franca e Industrial do Caniçal.
Durante a visita de estudo nós fomos guiados por uma senhora que nos explicou o processo de fabrico das massas.
Ao nos deslocarmos pela fábrica foi-nos possível ver o fabrico e embalagem de macarronete e de esparguete.
Após vermos o processo de fabrico de massas, saímos desta sessão, passámos pelo armazém e fomos até à zona de fabrico de amêndoas.
Quando lá chegámos estava um funcionário a trabalhar com a calda que é colocada em cima do miolo de amêndoa para dar o colorido e o doce às amêndoas.
A nossa visita à fábrica continuou com uma nova passagem pelo armazém, onde pudemos ver muita massa armazenada para seguir para os supermercados.
Em seguida visitámos a zona de fabrico de bolachas, que com grande pena nossa, não se encontrava a trabalhar.
A nossa guia explicou-nos que a massa para o fabrico das bolachas é preparada com os ingredientes, que depois sai por uma máquina, passa por um tapete, entra novamente numa máquina que tem os moldes dos diversos formatos que dá a forma à bolacha.
Depois de formada a bolacha, a massa entra no forno para cozer durante cerca de 10 a 12 minutos depois sai do forno, passa por uma zona de arrefecimento e finalmente chega à zona de embalagem. Nesta zona a bolacha é empacotada e colocada em caixas.
No final da visita à fábrica nós recebemos um pacote de massa e umas amêndoas.
Nós gostámos muito desta visita de estudo porque ficámos a saber muitas coisas sobre o fabrico de massas, bolachas e amêndoas.


Texto Colectivo dos alunos do
1º Ano de Escolaridade

Sem comentários: