quarta-feira, 25 de março de 2009

Visita do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz à nossa escola no âmbito do Encerramento das Comemorações da Semana da Árvore



Na sexta – feira 20 de Março, veio à nossa escola o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz acompanhado dos Vereadores do Pelouro do Ambiente e Educação, do Vereador das Obras Públicas e do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, participar na Cerimónia da Plantação de uma Amoreira no Jardim da nossa escola.
Após a plantação da árvore, os convidados, alunos, professores e auxiliares reuniram-se na cantina da escola para assistirem a uma pequena Cerimónia de Encerramento das Comemorações da Semana da Árvore na nossa escola.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz tomou a palavra para alertar para a importância das árvores e da sua preservação.
O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula aproveitou para agradecer o convite feito pela escola para estar presente na actividade, aproveitando a oportunidade para convidar todos os presentes a participarem na Cerimónia de plantação de duas amoreiras, uma no Parque do Centro Cívico de Gaula e outra na entrada para a estrada da Fazenda – Gaula, mais concretamente no Sítio das Beatas. Referiu que esta actividade está inserida no âmbito das comemorações “Gaula 500 anos”.
O Senhor Presidente da Junta referiu a importância da plantação desta espécie exótica, outrora abundante na nossa freguesia e que actualmente encontra-se em extinção.
Seguiu-se uma pequena palestra da Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas sobre a Importância do Dia Mundial da Floresta e sobre a espécie escolhida pela Direcção Regional de Florestas, este ano, para assinalar o Dia Mundial da Floresta.
A Dra. Paula falou-nos um pouco sobre a Uveira da Serra – espécie endémica da Madeira, que vive na Laurissilva, que dá umas bagas (espécie de uvas) comestíveis e que são usadas para a confecção de compotas. Falou-nos ainda sobre as propriedades medicinais dos frutos deste arbusto.
A Dra. Paula falou-nos ainda sobre a identificação de algumas árvores, características das mesmas e sua localização em habitat natural, que a Direcção Regional de Florestas disponibilizou à escola para serem oferecidas a todos os alunos.
Seguiu-se a entrega de Certificados aos alunos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia promovidos pela escola para assinalar o Dia Mundial da Floresta.
Após a entrega de Certificados procedeu-se à entrega de árvores a todos os alunos da escola.
Agradecemos a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, Senhores Vereadores e à Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas.
Um agradecimento especial à Direcção Regional de Florestas pela oferta de árvores aos nossos alunos.

Sem comentários: