segunda-feira, 31 de maio de 2010

Comemorações do Dia Mundial da Criança na nossa escola


Hoje, dia 31 de Maio antecipámos as comemorações do Dia Mundial da Criança.
Saímos da nossa escola por volta das 9h 30m em direcção ao Porto de Recreio de Santa Cruz onde parámos para lanchar. Em seguida fizemos uma caminhada até ao Parque Infantil de Santa Cruz onde passámos momentos divertidíssimos. Por volta das 11 horas retomámos a viagem até à Quinta do Santo da Serra onde parámos para brincar e almoçar. Foi um dia repleto de muita alegria, diversão e brincadeira.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projecto 'faz' plantar árvores em Gaula

Projecto 'faz' plantar árvores em Gaula

Os alunos da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Clemente Tavares, em Gaula, plantaram na sexta-feira, ao meio-dia, duas árvores oferecidas pelo Parque Natural da Madeira, uma Tintureira e um Cedro da Madeira, naquela que foi uma iniciativa mundial, integrada no projecto ENO-Escolas, no qual esta escola é a única representante da Região.

O projecto teve origem na Finlândia, com o intuito de promover o plantio de árvores tendo por fim uma causa, isto é, plantar até 2017 cem milhões de árvores em todo o mundo.

Fernanda Pereira, professora de Inglês, é a responsável da escola por este projecto: "Já éramos uma eco-escola. Fomos convidados pela coordenadora a nível nacional deste projecto e recebermos agora a confirmação da inscrição. O projecto ENO-Escolas quer promover a paz e a igualdade a nível mundial".

Explicou ainda que o plantio das árvores iniciou-se na Oceânia, às 12horas, para acabar à mesma hora no continente americano. "Se pudéssemos ver o planeta rodar, veríamos em todo o mundo árvores a entrar na terra".

Este projecto define o plantio de árvores duas vezes por ano. A primeira para assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, e a segunda, em Setembro, para celebrar o Dia Mundial da Paz.
Notícia publicada no Diário de Notícias Madeira
24 /05/2010

Projecto Mundial ENO

'Dia da Plantação da Árvore'
Escola em Gaula participa em projecto global
Data: 20-05-2010

Os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar Dr. Clemente Tavares, em Gaula, participam amanhã numa iniciativa global pelo desenvolvimento de um ambiente sustentável e pela paz.

A 21 de Maio jovens de todo o mundo voltam a plantar árvores no âmbito da iniciativa promovida pela rede virtual ENO. No ano transacto o 'ENO Tree Planting Day' (Dia da Plantação da Árvore) contou com a participação de jovens estudantes de 122 países.

Segundo a directora Sónia Santos da Dr. Clemente Tavares é a única escola na Região a integrar o projecto. A rede ENO contabiliza seis mil escolas registadas.


Artur de Freitas Sousa

Notícia publicada no Diário de Notícias - Madeira

domingo, 2 de maio de 2010

2 de Maio - Dia da Mãe



Obrigado Mãe!

Pela vida que me deste,
Pela roupa que me preparas,
Por te lembrares dos meus aniversários,
Pelo carinho que me dás,
Pelas refeições que me preparas,
Por me ajudares a ultrapassar as minhas dificuldades,
Pelos cuidados que tens para que nada me falte,
Por arrumares as minhas coisas,
Pelos momentos que passas comigo,
Pela atenção que tens comigo,
Por me compreenderes e seres minha amiga,
Pelos castigos que me dás quando me porto mal,
Pela habitação que construíste para a nossa família,
Por me ensinares muitas coisas,
Por me ajudares a crescer.

Obrigado Mãe!!

Visita da Imagem Peregrina de Nossa de Fátima à nossa Paróquia



A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a nossa Paróquia nos dias 22 e 23 de Abril.
No dia 22 de Abril os alunos, professores e auxiliares da nossa escola participaram na recepção da Imagem Peregrina que decorreu pelas 19h30m junto à igreja de Nossa Senhora da Graça.
Todos os meninos da nossa escola levaram balões azuis e brancos para lançarem ao ar aquando da chegada de Nossa Senhora à Igreja da nossa paróquia.
Na sexta-feira a nossa escola organizou um momento de oração para oferecer a Nossa Senhora.
O momento de oração aconteceu entre as 11h e as 12 horas pelo que todos os meninos e professores foram até à igreja para participarem neste momento.
Com a ajuda da nossa professora de Educação Musical nós preparámos uns cânticos muito bonitos para entoarmos a Nossa Senhora durante a nossa oração.
Os alunos do 1º Ciclo introduziram os mistérios ao Terço que nós rezámos a Nossa Senhora e durante a reza nós construímos um Terço de flores no chão.
No início e final do Terço que rezámos a Nossa Senhora de Fátima os alunos das turmas do 4º Ano da nossa escola declamaram poemas.
No final todas as turmas tiraram uma fotografia junto à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima para guardarem como recordação desta distinta visita à nossa Paróquia.

Texto Colectivo dos alunos do 2º Ano