terça-feira, 7 de abril de 2009

A Páscoa em Portugal



É
nesta altura do ano, que um pouco por todo o nosso país limpam - se muito bem as casas, pintam-se (ou caiam, nas zonas onde que isso é habitual) e prepara - se tudo pois irá passar o Compasso, a Visita Pascal ou as Insígnias do Espírito Santo, como se chama aqui na Madeira, que é a ida do Senhor Padre, a cada casa para abençoar (e benzer) os lares e as pessoas que lá vivem.
Esta tradição está ligada à Ressurreição de Cristo e à Celebração da Vida pelo que é muito vivida e respeitada por todos os cristãos.
Tradicionalmente, em Portugal Continental, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).
Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe por respeito a todo o sofrimento de Jesus, pois foi numa sexta-feira que foi crucificado e morreu.
No Domingo de Páscoa celebra – se a festa da Ressurreição de Jesus.
Aqui na nossa terra, as pessoas juntam-se para recolher verduras e flores, para construírem o tapete de flores, onde irá passar a procissão no Domingo de Páscoa. Após a procissão há uma missa onde celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo.
Um pouco por toda a nossa ilha é costume celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, e celebrações eucarísticas, que atraem muitas pessoas.
Em algumas paróquias, da Madeira fazem-se representações teatrais (populares) que envolvem muitas pessoas e atraem muitos visitantes a essas localidades.
Nos domingos que se seguem à Páscoa e durante várias semanas, as Insígnias do Espírito Santo percorrem todas as casas madeirenses.

Sem comentários: