terça-feira, 7 de abril de 2009

A Páscoa no Mundo

A Páscoa é uma quadra festiva assinalada um pouco por todo o Mundo.
Na China, o "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos que partiram e feitas ofertas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa Central os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera.
A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos, no dia de Páscoa. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.
Na Europa do Leste (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes.
A tradição diz que se as crianças forem bem comportadas deixam na noite anterior ao Domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Nos Estados Unidos da América a brincadeira mais tradicional, desta quadra é a "caça ao ovo".
Os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa.
Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública existente para esconder os ovinhos.
No Brasil e na América Latina as crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, feitos de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa.
A "caça ao ovo" ou a "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.

Sem comentários: