domingo, 13 de dezembro de 2009

O Natal na Madeira

Na Ilha da Madeira a festa, como é conhecido o Natal começa cedo, logo a partir do dia 15 de Dezembro, com as Missas do Parto, ou Novenas de Ó, celebradas todas as madrugadas até à Missa do Galo.
É uma tradição que vem de longe, e nem o frio nem a chuva das manhãs de Inverno demovem os fiéis das novenas do parto.
À ida para a igreja para a Missa do Parto bebe-se café quente com um "cheirinho" de grogue ou um copito de aguardente com mel, para afastar o frio e o sono. Algumas pessoas acrescentam umas gotas de sumo de laranja para tornar a voz mais cristalina, juntando-se aos cantares que animam as celebrações.
Depois da missa, junta-se o povo no adro da Igreja em ameno convívio, cantando e comendo broas de mel e outras, antes de mais um dia de trabalho.
Em Câmara de Lobos e na Camacha, as bandas filarmónicas percorrem as ruas com as
castanholas, os bombos, as cabrinhas ou os acordeões, a acordar os mais dorminhocos e a anunciar a hora da missa.
Todo o mês de Dezembro é dedicado aos preparativos do Natal: mata-se o porco, limpam-se as casas, enfeita-se o pinheiro, fazem-se as decorações com as flores típicas da época - as cabrinhas, os anciões, o azevinho e montam-se as lapinhas, ou os presépios.
Mais uma vez, a imaginação popular dá lugar aos mais variados quadros natalícios, com pastores casinhas e figuras, que representam também cenas da vida madeirense.
Na Missa do Galo em muitas paróquias madeirenses ainda se representam os Autos de Natal e as Entradas dos Pastores. Quando a missa acaba, cada um se recolhe à sua casa para o reconfortante calor da canja de galinha.
Ao almoço do Dia de Natal, come-se a tradicional carne de vinha de alhos e outras iguarias. Mas não há festa sem a especialidade natalícia mais cobiçada, o bolo de mel, cujas origens remontam ao século XVII, feito com mel de cana-de-açúcar e condimentado com especiarias.
Nos dias que se seguem ao Natal, conhecidos na nossa ilha como as primeiras oitavas da festa, é tradição as familias visitarem-se umas às outras.
É igualmente tradição madeirense nestes dias as famílias descerem até à Cidade do Funchal para visitarem os quadros natalícios, que habitualmente são construídos nesta época e contemplarem as luzes que abrilhantam e tornam ainda mais bonita a nossa cidade.
A baía da nossa cidade fica repleta de navios de cruzeiro que aguardam ansiosamente pelo fogo-de-artifício que marca a passagem de ano.
É também tradição madeirense as pessoas colocarem as tão conhecidas gambiarras a abrilhantar as suas casas e jardins.
Vista do mar para a terra, em noite de fim de ano, a nossa ilha oferece a todos os madeirenses e visitantes um maravilhoso quadro, repleto de luz, cor e magia.

Pesquisa realizada pelos alunos do 2º Ano de Escolaridade

Sem comentários: