segunda-feira, 28 de dezembro de 2009



A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, a exemplo dos anos anteriores, deixa-nos algumas sugestões importantes para que, após uma quadra festiva do Natal, sejamos cidadãos mais conscientes e mais ecológicos.

- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser utilizados pelas crianças para fazer divertidos objectos, como máscaras, porta canetas, etc.

- Separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; este é um bom momento para verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.

- Depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzir a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza que utiliza. Prefira os biodegradáveis e/ou em recargas.

- Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.

- Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu.

- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.

Tenha sempre presente muitos destes conselhos ambientais ao longo do novo ano que se aproxima. Não só poupará muito dinheiro, como terá uma vida mais sustentável a nível ambiental, social e também económico.
A Quercus deseja-lhe um excelente Natal e um ano de 2010 muito ecológico!!



A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 22 de Dezembro de 2009

Sem comentários: